Iniciativa visa debater as práticas desenvolvidas pelo auxílio

Nesta quarta-feira, 25, o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, irá participar do seminário on-line ‘Boas Práticas na Lei Aldir Blanc’, promovido pela Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói. O evento terá a participação de representantes e gestores do setor de todo o Brasil para debater as práticas da Lei e o contexto cultural durante a pandemia da Covid-19 e contribuir para a qualificação dos mesmos.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, falou sobre o encontro. “Barra Mansa é referência nacional na Lei Aldir Blanc. Minha participação é para demonstrar como a cidade superou os desafios e foi uma das primeiras a aplicar a totalidade do recurso. Além disso, fomos o primeiro município a ter o plano de trabalho aprovado e o primeiro do estado do Rio a publicar os editais em diário oficial”, revelou.

Através da Lei Federal nº 14.017/2020, o setor cultural do Brasil teve acesso a R$ 3 bilhões oriundos do Fundo Nacional de Cultura para atender os fazedores de cultura afetados pela crise sanitária, com 50% repassados para os estados e 50% para os municípios.

Bravo destacou os setores que receberam o auxílio. “Ao todo, Barra Mansa recebeu R$ 1.241.519,43 do Governo Federal, sendo divididos 30% para Subsídio, 23% para Música, 14% para Cultura Popular, 11% para Artesanato, 7% para Áudio Visual, 6% para Artes Cênicas, 2% para Literatura, Hip Hop, Formação e Ocupações, e 1% para Artes visuais. Executamos a totalidade dos recursos que recebemos. Agora nossa luta é consolidar a transferência de fundo a fundo como política pública regular. Esse evento de Niterói é uma grande colaboração para esclarecer sobre o assunto”, acrescentou.

O encontro teve início na segunda-feira, 23, e será finalizado na sexta-feira, 27, podendo ser acompanhado todos esses dias a partir das 19h na página da Cultura Niterói no Facebook: http://fb.com/culturaniteroi/live.