Ação visa minimizar enchentes nas localidades mais afetadas

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) percorreram as margens dos rios Barra Mansa e afluentes, Bocaina e do Córrego Laranjeiras, com o objetivo de incluí-los no programa Limpa Rio, visando minimizar as enchentes nas localidades.

Os técnicos do Inea analisaram a situação dos rios e verificaram quais trechos são mais críticos. O próximo passo é o planejamento e definição das áreas que receberão o serviço. Na próxima quarta-feira (15), representantes da Secretaria de Meio Ambiente se reunirão com membros do Inea, na sede da instituição no Rio de Janeiro, para determinar os próximos passos.

O secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, explica que o programa Limpa Rio vem agregar ao trabalho já feito pela prefeitura de retirada de entulhos e detritos naturais dos rios e córregos do município. “A limpeza que o Limpa Rio faz é mais profunda, cuidando do desassoreamento do curso d’água, com o uso de máquinas de grande porte, como escavadeiras e até dragas. Ele busca retornar o leito do rio a sua calha original, tirando todo o material que veio por assoreamento, basicamente formado por areia, argila e outros entulhos. Ao aumentar a calha do rio, temos a capacidade de vazão voltada à original, reduzindo o problema de alagamento”, informou Vinícius Azevedo.

O Limpa Rio é um programa do Inea, ligado a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e promove serviços de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais.