Resultados são referentes ao primeiro quadrimestre de 2020

Mesmo com os obstáculos econômicos encontrados por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Fazenda, conseguiu superar as metas definidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os resultados, referentes ao primeiro quadrimestre de 2020, foram apresentados à Câmara Municipal na última sexta-feira, dia 29 de maio.

Segundo a lei, a prefeitura deve destinar 25% da receita na Educação e 15% na Saúde. De janeiro a abril deste ano, Barra Mansa investiu, respectivamente, 30,76% e 15,9%.

Sobre os gastos com a folha de pagamento, o Executivo tem feito o máximo de economia, atingindo percentuais abaixo do teto estipulado. “Estamos muito abaixo do limite de alerta, que é 48,60% e muito menor do que o limite máximo, que é 54%. Hoje, medimos no primeiro quadrimestre 40,36%. Isso significa que temos uma folha muito enxuta. Se formos fazer uma análise com os demais municípios, vemos que estamos muito bem neste quesito”, informou o secretário de Fazenda Leonardo Ramos.

O secretário explicou que, mesmo com os obstáculos, Barra Mansa tem atendido com rigor as exigências da lei. “Mesmo neste momento econômico sem precedentes que a gente vem atravessando, estamos cumprindo com o que a lei preconiza e mantivemos os indicadores positivos. Cada vez mais as receitas vão diminuindo e é preciso ter muito planejamento, disciplina e estar muito focado no fluxo de caixa para atingir as metas. As metas fiscais estão sendo adequadas ao cumprimento desde 2017. Esse é um trabalho muito honesto, de muito compromisso. Estamos aplicando de maneira muito adequada e responsável os recursos”, pontuou.

Quem tiver interesse a esses dados, pode acessá-los no Portal da Transparência no site da prefeitura ou solicitando na própria secretaria.