Equipes do Saae, SMMU, Assistência Social, Vigilância em Saúde Ambiental e Defesa Civil atuam diretamente nas áreas mais críticas do município

A Prefeitura de Barra Mansa, juntamente com a Defesa Civil do município, continua em estágio de alerta em função das chuvas das últimas semanas. Na noite deste domingo, um muro de contenção na Rua F, no bairro nove de Abril, na Região Leste, desabou. O incidente não provocou vítimas.

De acordo com informações do coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, o nível dos Rios Paraíba do Sul, Bananal e Barra Mansa começou a diminuir. “Agora pela manhã, o Rio Paraíba do Sul se encontra com 3,30 metros; o Barra Mansa com 1,22 metro e o Bananal com 2,08 metros. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia era de que chovesse 60 milímetros em 24 horas, mas felizmente o volume de chuva na noite de domingo ficou em 15 milímetros, bem abaixo do esperado”, detalhou Serginho.

Durante a tarde de domingo, ainda segundo a Defesa Civil, as águas do Rio Paraíba do Sul retornaram através da rede de captação de águas pluviais nas Ruas Eduardo Junqueira e Argemiro de Paula Coutinho, no Centro, e na Rua A, na Vista Alegre. “Foram pontos pequenos de alagamento, que não provocaram transtornos a população. Na ocasião, a vazão da Represa do Funil estava em 380 metros cúbicos por segundo. Cogitamos a possibilidade de redução e Furnas diminuiu a vazão para 285 metros cúbicos por segundo. No entanto, agora pela manhã, a Represa nos informou do aumento da vazão para 480 metros cúbicos por segundo em função da capacidade do seu reservatório que está em 77% e continua recebendo mais água. Com isso, pode ocorrer  o transbordo do Rio Paraíba nas próximas horas”, disse o coordenador.

No sábado (29), a forte chuva que caiu sobre o município provocou o transbordamento do Rio Barra Mansa, na altura da Rua Florianópolis, no Nova Esperança; a cheia também atingiu os bairros  Boa Sorte, São Luiz e Santa Clara.  Nos bairros Retorno, na Avenida Presidente Kennedy e na Vila Coringa, na Rua Rio Grande do Sul, foram registrados deslizamento de terra. Especificamente na Vila Coringa, quatro famílias foram orientadas a construir um muro de contenção para evitar danos aos seus imóveis

Equipes do Saae (Serviço Autônomo de água e Esgoto) e da Secretaria de Manutenção Urbana estão atuando na limpeza e desobstrução dos pontos críticos do município, inclusive com a distribuição de cloro. Já a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos segue verificando o número de famílias afetadas pelas chuvas e suas necessidades visando o cadastramento em programas sociais. A Vigilância em Saúde Ambiental está atuando na orientação aos moradores sobre a importância do uso de equipamentos de proteção a fim de evitar o contato direto com as águas das chuvas como prevenção a leptospirose e outras doenças.