Encontro aconteceu com o objetivo de discutir o aumento no número de acidentes envolvendo motos;  testagem da Covid-19 também foi oferecida para a classe

Buscando oferecer melhores condições de trabalho, bem como garantir a segurança no trânsito, a Prefeitura de Barra Mansa reuniu na tarde desta segunda-feira (06) com os motociclistas do município, para apresentar os detalhes do decreto que está sendo elaborado. Esse documento determinará o cadastramento dos profissionais, em um prazo de 15 dias após a publicação. Na ocasião também foi disponibilizado a testagem rápida para detecção da Covid-19 aos profissionais. Ao todo, foram 36 exames colhidos, sem nenhum caso positivo para a o vírus.  Outra reunião com a categoria será marcada ainda nesta semana.

Com o cadastro em dia, empreendedores que utilizam os serviços de entrega deverão contratar apenas os profissionais que estejam autorizados a praticar a função. Além disso, a prefeitura irá apresentar ao Sindicato de Bares e Restaurantes, Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), a relação dos pilotos regularizados no município.

O comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, expressou que a função de motoboy é uma atividade extremamente importante, principalmente neste período de pandemia, onde muitas pessoas passaram a fazer compras sem sair de casa. “Essa profissão faz parte do cotidiano da sociedade inteira. Devido à necessidade e em função de várias categorias estarem sofrendo com o desemprego por conta da pandemia, houve um aumento no número de pessoas fazendo esse serviço. Contudo, na última semana, recebemos inúmeras informações de imprudências em relação a alguns profissionais atuando de forma irregular, colocando em risco outras pessoas e desrespeitando o Código de Trânsito Brasileiro”, contou.

Valcir ainda lembrou um acidente que ocorreu no último final de semana, no qual um homem morreu após ser atropelado por um motociclista. “Uma pessoa morreu no sábado e esse foi o motivo pelo qual apertamos a fiscalização. Queremos identificar quem está utilizando a moto não apenas para entrega, mas também ocasionando baderna”.

O comandante ainda falou sobre o principal objetivo da reunião. “Nós queremos que eles se organizem e montem uma associação. Com isso, foi proposto que eles nos apresentem um pleito. A partir disso, os profissionais serão valorizados e juntos ofereceremos segurança para a cidade inteira. Agendamos uma nova reunião que acontecerá nos próximos dias para discutir pontos importantes para a categoria”, completou.

O motoboy Márcio Roberto de Souza Almeida aprovou a reunião. “Esse encontro é extremamente importante, pois nos ajuda a regulamentar nossa categoria. Muitos de nós queremos atuar de forma correta, obedecendo às leis, porém acabamos sendo prejudicados pelos que se dizem motoboys e trabalham de forma imprudente”, relatou o profissional.

Mostrando a visão da mulher na profissão, a motogirl Gabriele Bebiano completou. “Os motoboys e motogirls acabam sendo muito desvalorizados. Enfrentamos chuva, sol e corremos risco. Mesmo assim, muitos não nos dão valor. Então, esse encontro aqui é muito importante”, completou a profissional.