Feira Afro e Desfile Diáspora Fashion são algumas realizações que destacam a ancestralidade

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gerência de Promoção de Igualdade Racial (Gepir), promove diversos eventos que valorizam a cultura afro-brasileira. Nesta segunda-feira (25) comemora-se o Dia da África e o governo destaca ações municipais que abrem espaço para debates, reforçando a equidade entre os povos. No ano de 2019, alguns dos principais eventos foram a Feira Afro e o Desfile Diáspora Fashion.

A Feira Afro faz parte do calendário cultural de Barra Mansa e tem o apoio da Fundação Cultura e da Gepir. O Desfile aconteceu em parceria com empreendedoras regionais, com a idealização da Negrita Modas e organização do Fuzuê Cultural. Ambos os eventos ocorreram no dia 16 de novembro do ano passado.

A gerente da Gepir, Deviane Costa, pontuou a importância de ações que garantem o suporte à população negra no município. “O Desfile Diáspora Fashion foi um evento plural que reuniu as principais marcas de moda afro da região. O saldo foi muito positivo. O público foi extremamente participativo. A Feira Afro ocorre em homenagem ao dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra e dia de Zumbi. A feira é uma conquista dos grupos que representam o movimento negro em Barra Mansa, e também do Comuppir, Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, destacou.

A modista e proprietária da Negrita Modas, Karine Priscila de Souza, detalhou como foi o desfile. “Todos os modelos foram pensados para cada marca. O evento teve sucesso porque todos abraçaram a causa e tivemos muitos jovens e pessoas de todas as idades pra participar do desfile. Tivemos uma marca de lingerie plus size, algo inovador, tanto no desfile convencional, como também para o público que estava vendo o desfile”, enfatizou.

A empreendedora e produtora cultural, Bruna Barcelon, expressou o contentamento com as iniciativas fomentadas. “Além de ser importante valorizar as empreendedoras negras, também é necessário, porque esse incentivo abre a oportunidade para as mulheres negras. A arte surge como uma ferramenta de empoderamento da nossa história e da nossa vida. Empreender também tem seus grandes desafios e é nossa forma de auto sustento e da nossa família. Como produtora cultural, empreendo através de encontros que promovem arte, cultura e histórias afro-brasileiras”, informou.