Aluna compareceu no gabinete do secretário de Educação

Na tarde desta quarta-feira (17), o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Vinícius Barros, recebeu em seu gabinete, Evelyn Silva Ferreira, aluna do Ciep 054 Professor Maria José Machado de Carvalho, na Vila Maria, premiada na Feira Estadual de Tecnologia pela criação do protótipo de um carro sustentável e ganhadora de uma bolsa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Evelyn participou do evento no ano passado (2020) com o projeto de um carro que produz a própria energia e ganhou uma medalha de primeiro lugar. Logo após, em uma reavaliação da Feira, foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica júnior e, até dezembro, vai receber uma verba do CNPQ para dar continuidade a pesquisa desse projeto.

Marcus Vinícius a parabenizou e mostrou orgulho ao falar de Evelyn. “A secretaria está muito feliz porque a premiação é extremamente merecida. Isso é o reflexo de um trabalho de toda a equipe de robótica e do trabalho do professor, juntamente com a Evelyn, que só tem a evoluir.”

A professora de robótica e orientadora da iniciação científica Alyne Casalli está preparando um plano de direcionamento dessa verba junto com Evelyn, para que possam seguir com o projeto. “Nós temos um roteiro, até dezembro nós vamos continuar fazendo esse trabalho, tentando gerar um veículo de porte maior para que as pessoas possam de fato utilizar. Nós vamos tentar até o final da pesquisa gerar pelo menos toda avaliação de custos e deixar tudo esquematizado para a montagem de um carro real”.

Evelyn, de apenas 14 anos, fez questão de demonstrar a felicidade com esse prêmio e falar sobre o futuro. “Eu estou muito contente com o projeto que eu consegui fazer. Fiz um carro que não precisa de nenhum combustível fóssil, que não precisa de gasolina e não polui o meio ambiente, isso é incrível. Eu quero levar isso adiante, quero trabalhar com engenharia mecatrônica e fazer muito mais”.

A mãe da aluna, Nathaliane Pinto Silva, que também esteve presente no gabinete do secretário, é só alegria ao falar da filha. “Eu estou muito feliz e orgulhosa. Ela era bem novinha quando eu vi que levava jeito para fazer esse tipo de atividade. Logo que começou o projeto de robótica nas escolas, ela entrou e desde então, só foi evoluindo e trazendo todo esse resultado. Espero que ela continue nesse caminho e que não pare nunca”, concluiu.

O Secretário de Educação finalizou o encontro pedindo à menina que daqui a alguns anos, quando for uma profissional muito bem sucedida, que ela volte e dê um retorno para a rede. Que possa ir à escola onde estudou e que conte sua história para inspirar outras crianças e mostrar que tudo é possível quando se tem dedicação e força de vontade. Que todos são capazes de alcançar os seus objetivos.