Secretaria de Desenvolvimento Rural tem meta de imunizar mais de 900 fêmeas até o fim de junho

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, dá continuidade à primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose. A imunização é obrigatória e destinada a bezerras com idade entre três e oito meses. A meta nesta fase é visitar aproximadamente 150 propriedades rurais e imunizar mais de 900 fêmeas dessa faixa etária, até o final de junho

A equipe da secretaria tem visitado produtores e fazendas nos distritos de Amparo, Rialto, Santa Rita de Cássia, Antônio Rocha e Floriano, disponibilizando gratuitamente a vacina.

A brucelose é uma doença zoonose, causada pela bactéria brucella abortus, que ataca principalmente bovinos e bubalinos, podendo passar do animal para o ser humano, através da ingestão de carne malpassada, leite contaminado e seus derivados.

O médico veterinário da prefeitura, Bruno Meirelles, explica a necessidade de participar da campanha. “A Brucelose é uma doença que pode ser transmitida ao homem. Iniciamos a vacinação para a prevenção da doença. Os animais acometidos devem ser sacrificados e a propriedade é notificada, ficando em quarentena até não ter mais nenhum caso verificado. Há um prejuízo para a propriedade, para o setor e para a localidade. Hoje, não temos casos da doença no município”, informou.

O diretor técnico da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, Carlos Alberto Franco da Fonte, lembra a importância da adesão dos produtores com a vacinação. “Estamos preocupados com a vacinação, principalmente durante a pandemia, pois existe um risco de os produtores não vacinarem seus gados e ficarem inaptos a enviarem seu leite ao laticínio, então haverá um bloqueio devido a fiscalização”.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, falou sobre o andamento da ação. “A segunda etapa da vacinação será realizada durante os meses de julho a dezembro. Os produtores que não estiverem cadastrados e quiserem receber a visita técnica, devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural”.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural funciona no Parque da Cidade, através do telefone (24) 2106-3547.