Durante todo o dia, mais de cinco mil pessoas passaram pelo espaço, que contou com diversas atividades com o intuito de estimular o hábito da leitura

Com o tema ‘Fora da Estante’, a terceira edição do projeto Leiturar, em Barra Mansa, foi realizado neste sábado (06), no ginásio do Ilha Clube, no Ano Bom. Durante as oito horas de atividades, cerca de cinco mil pessoas passaram pelo espaço, que contou com 16 apresentações realizadas por estudantes, 32 contadores de histórias, oito autores do município e dois expositores, além de dezenas de estandes contendo exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos em sala de aula. Ao todo, participaram 55 escolas da rede.

O prefeito Rodrigo Drable esteve presente na ação, acompanhado de sua filha Alice, de nove anos. Ele explicou que esse é um projeto desenvolvido durante um ano inteiro e o elemento mais presente durante sua organização é o amor e a vontade de passar para as crianças a importância do hábito à leitura. “Estar presente neste dia de celebração mostra como os profissionais da Educação de Barra Mansa estão comprometidos e dedicados em tornar o mundo e o futuro dessas crianças promissor. Chego a ficar emocionado em ver como essa feira cresceu e espero que a próxima edição, no ano que vem, seja ainda maior e melhor”, comemorou.

Drable ainda contou como é a relação de incentivo à leitura em sua casa. “Tanto eu quanto minha esposa fazemos um trabalho de leitura com nossa filha. Sabemos que a educação é algo primordial na vida das pessoas e a leitura é fundamental”, expressou o prefeito.

A vice-prefeita Fatima Lima também esteve presente no evento e falou sobre a importância de as unidades escolares terem essa visão para a leitura. “É desenvolvendo o costume de ler nos jovens que ampliamos a visão deles em relação a tudo que está a sua volta. Barra Mansa tem realizado um trabalho muito bonito, que envolve a família e a escola. Isso estimula tanto o aluno, quanto os pais. Todos os professores envolvidos nesse projeto estão de parabéns”, agradeceu Fátima.

Segundo o subsecretário de Educação do município, Ricardo Rosas, o projeto foi desenvolvido após a entrada do prefeito Rodrigo Drable que, segundo ele, tem um carinho muito especial com os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação. “Hoje é um grande dia para o município. Ver como o projeto cresceu em relação ao primeiro só mostra que estamos trilhando o melhor caminho. Já estamos com grandes ideias para a próxima edição e podem esperar que boas novidades serão divulgadas”, comemorou o professor.

Entre as atividades, uma chamou a atenção. As unidades escolares realizaram um concurso literário de poesia e dentre os nove alunos que foram selecionados para a final estava o pequeno Miguel Vitor, de 10 anos. Com o poema ‘O Poema’, ele foi selecionado na categoria dos alunos do quinto ano. “Quando eu soube que era um finalista fiquei muito surpreso e feliz. Os professores me elogiaram muito e meus pais estão muito orgulhosos, espero que eu ganhe, mas só de estar aqui e receber tantos elogios já é uma vitória para mim“, concluiu o aluno do Colégio Marcelo Drable, no Ano Bom.

O Leiturar é uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo estimular o hábito à leitura, tanto nas escolas, quanto em casa. A ação foi desenvolvida através do projeto Sala de Leitura. A coordenadora do projeto e organizadora do evento, Flaviana Serafim, explicou que o maior objetivo das atividades é mostrar para os alunos que o hábito da leitura pode ser uma festa. “Hoje o município conta com 43 salas de leituras dentro das escolas da rede municipal. Trabalhamos o incentivo e o prazer em ler. Esperamos sempre atrair um grande número de pessoas e tornar esse evento uma grande feira que atraia também o público no geral. Isso é um propósito e tenho certeza que em breve iremos conquistar esse espaço”, afirmou.