Secretaria de Meio Ambiente e sociedade civil organizada buscam realizar projetos ambientais em conjunto

Na tarde desta quinta-feira (15), foi realizada uma reunião na prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de externar a intenção de fomentar ações de restauração e conservação ambiental na área da bacia hidrográfica.

Estavam presentes representantes do Rotary Clube Barra Mansa, da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e de Prestação de Serviços de Barra Mansa), da CDL-BM (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A bacia do Rio Barra Mansa está localizada predominantemente no município, com uma pequena parte na cidade de Rio Claro, onde fica sua nascente, no Sertão dos Hortelãs. Sua foz fica em Barra Mansa, à margem direita do Rio Paraíba do Sul, em uma área extremamente urbanizada. A bacia sofre pressão urbana, principalmente em seu trecho final.

Após a reunião, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, para alinhar as próximas ações desse projeto. O Secretário de Meio Ambiente, Vinicius Azevedo, comentou sobre a importância das ações na bacia hidrográfica do rio. “Restaurar e conservar áreas desta bacia hidrográfica tem uma grande relevância ambiental, além de contribuir muito para segurança hídrica do nosso município e a redução de danos em eventos climáticos extremos”, concluiu.