Durante o encontro, aberto à população, acontecerá a eleição dos membros do CONDEMA 2019/2021

Com o tema “Desenvolvimento Ambiental Sustentável”, a 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente acontece nesta terça-feira (23), das 8h às 17h, no Parque Natural de Saudade, no bairro Saudade. Aberto para a população, o encontro tem uma programação diversificada, com a participação de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).

O objetivo da conferência é instruir a população em relação aos procedimentos adotados para demarcação e ocupação de Faixa Marginal de Proteção, avaliação do ICMS Ecológico e criação de Unidades de Conservação e melhorias nas já existentes.

Na oportunidade, além de apresentações e palestras sobre os Eixos Temáticos, acontece a eleição dos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) para o período de 2019 a 2021. O evento é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o secretário da pasta, Carlos Roberto, o Beleza, a conferência tem como intuito debater as diretrizes que serão colocadas em prática no biênio 2019/2021. “Os grupos temáticos que vamos discutir serão a demarcação e ocupação de faixa marginal, porque é um enfrentamento que a nossa cidade atravessa, devido as características de Barra Mansa, como a aproximação com os rios, relevos e morros. Outros temas serão o ICMS Ecológico e as Unidades de Conservação e os planos de manejo para elas”.

Ainda segundo o secretário, para apresentar esses eixos temáticos, foram convidadas duas palestrantes, uma da SAE e outra do INEA. Já sobre a eleição do CONDEMA, Beleza explicou que o conselho é formado pela sociedade civil, junto com o poder público e tem entre suas atribuições as políticas ambientais do município e suas resoluções.

Confira a programação:

08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura: Leitura do Regimento Interno da 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente
09h00 – Apresentação dos Eixos Temáticos e suas respectivas palestras (representantes INEA)
09h30 – Coffe Break
09h45 – Apresentação dos Eixos Temáticos e suas respectivas palestras (representantes SEA)
10h15 – Divisão dos Grupos de Trabalho
12h15 – Intervalo para almoço