Ação teve o objetivo de encerrar atividades do segundo semestre, que visam orientar, apoiar e dar suporte a famílias com famílias de crianças com deficiência

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), realizou nesta sexta-feira, 26, o encerramento do grupo de apoio à família do mês de novembro. A atividade aconteceu no Centro de Educação Integrada (CEI) Vieira da Silva, no Centro. O evento contou com a participação de Andrea Apolônia e Cecília Villeroy – coordenadoras do Grupo Juntos, composto por mães de crianças com deficiência que tem sede na cidade do Rio de Janeiro.

Durante o evento foi apresentado um documentário que conta dificuldades e desafios enfrentados por famílias que possuem filhos com deficiência, no que se refere ao preconceito e inclusão social.

“A atividade de hoje tem o objetivo de finalizar os encontros que aconteceram durante o segundo semestre do ano letivo de 2021, os quais contaram com orientações, apoio e suporte a essas famílias. O grupo tem o objetivo de criar vínculo entre as famílias e o Cemae para identificarmos as demandas específicas de cada uma delas e, a partir disso, realizarmos os atendimentos individuais e orientações, encaminhamentos, necessários. Assim, abrimos espaço para a troca de experiências e garantimos o direito da pessoa com deficiência”, explicou a assistência social do Cemae, Bruna Resende.

A coordenadora de Educação Especial do Centro, Sônia Coutinho, agradeceu a presença de todos e falou sobre sua emoção com o evento. “Recordo-me de como era antes, de toda a dificuldade em promover a inclusão. Agora vejo essa equipe maravilhosa, que é referência no mercado de trabalho. Isso me impressiona muito. A cada dia nós vamos melhorando para sempre aperfeiçoar o nosso envolvimento com as pessoas que tanto precisam. Quero agradecer muito ao nosso prefeito Rodrigo Drable que sempre me apoiou em todo o trabalho e fez muito por essa cidade”, ressaltou.

GRUPO JUNTOS

Coordenadora do Grupo Juntos, Andrea Apolônia falou um pouco sobre sua filha Rafaela. “Eu sou mãe de uma jovem mulher de 22 anos, a Rafa. Ela possui uma síndrome rara. Tem uma deficiência intelectual, uma síndrome rara que se chama Angelman. Formamos o Grupo Juntos em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, com o propósito de levar conhecimento, informação e acolhimento sobre esse universo da pessoa com deficiência. Nós lutamos por um mundo mais inclusivo e humano”, disse Andrea.

O Grupo Juntos começou nas redes sociais e hoje em dia conta com cerca de mais de 20 mil seguidores.

Foto: Paulo Dimas