Curso preparatório terá duração de oito horas

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Rural e Educação, abriu inscrição para o curso de brigada em combate a incêndios de vegetações será divididos em três turmas, nos dias, 22 e 28 de junho e 05 de maio, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), no Centro. O cadastramento já está em vigor e pode ser feito até o dia 03 de junho, presencialmente na Prefeitura Municipal de Barra Mansa ou através do link HTTPS://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSIWwQh2rYv0ppJmd56Rf7Urm8-mWZMMpw_5-39nX27UizrQ/viewform?usp=send_form

O curso acontecerá das 9h às 17h e será ministrado por profissionais do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os participantes voluntários terão aulas teóricas e práticas, podendo ser encaminhados para uma segunda etapa de treinamento.

O objetivo da brigada, que será coordenada pelo Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Barra Mansa), é realizar o combate a princípios de incêndio em vegetações, buscando reduzir danos ao meio ambiente pela queima de florestas que trazem diversos impactos ao meio ambiente, como perda de biodiversidade, emissão de CO² para atmosfera, empobrecimento do solo, surgimento de erosões, entre outros.

O gerente de Unidades de Conservação e Recursos Hídricos, Douglas Muniz, falou da importância desta ação. “Vamos conscientizar os proprietários rurais sobre a importância da realização de aceiros nas propriedades para evitar alastramentos de incêndios que possam ocorrer nas áreas rurais, bem como os prejuízos que a prática de fogo em vegetação pode trazer ao solo das propriedades”, revelou, acrescentando sobre a importância do envolvimento de instituições neste evento.

– O envolvimento de todas as instituições ligadas à proteção do meio ambiente e ao combate a incêndios é de extrema importância para buscarmos a redução das ocorrências no município – completou Douglas.

O projeto é apoiado pela Defesa Civil Municipal, 7° GBM de Barra Mansa (Corpo de Bombeiros), Redec Sul I (Defesa Civil do Estado), Condema, UBM, Sindicato Rural e OAB.