Encontro debateu as diferenças dos sintomas da dengue e da Covid-19

 

 

Na manhã desta segunda-feira, 05, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma palestra sobre arboviroses com o intuito de relembrar os cuidados com a dengue. A ação aconteceu no Parque da Saudade e contou com a presença de médicos e enfermeiros, tendo como palestrante o Dr. Pedro Coscarelli, médico da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do encontro foi capacitar e trocar experiências entre os participantes sobre arboviroses e também em relação a Covid-19, o tema do momento. Arboviroses são doenças causadas por artrópodes, dentre eles, o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre chikungunya, que são doenças epidêmicas e que não podem ser esquecidas nesse momento de pandemia.

Juliana Russi, enfermeira da Gerência de Vigilância em Saúde e uma das responsáveis pelas notificações da dengue no município, organizou a palestra. “Hoje conversamos sobre a dengue, como estão os casos da doença na pandemia dentro do município, sobre diagnósticos diferenciados de dengue e Covid-19. Tiramos dúvidas, conversamos e ouvimos todas as questões dos profissionais”, relatou.

Segundo o palestrante e médico Dr. Pedro Coscarelli, a palestra funcionou como um debate e capacitação.  “Vim aqui mais ouvir do que falar, sobre a circulação de dengue e coronavírus. Estamos aprendendo com os profissionais como eles estão enfrentando isso, se tem coisas que a secretaria pode ajudar, se tem alguma dificuldade sendo encontrada nessa trajetória. Precisamos ouvir os profissionais, ver o que está sendo feito, para passar a outros municípios”, afirmou.

Jorge Luiz da Silva, pediatra, esteve presente na palestra e deu sua visão geral sobre as arboviroses e a Covid-19. “O coronavírus tem muitos sintomas que podem ser confundidos com a dengue e vice versa. É importante nos capacitarmos para entendermos mais de ambos os casos e prestarmos o melhor atendimento possível para as pessoas, esse bate-papo foi muito importante para isso”, concluiu.