Para resgatar as raízes, Gerência de Promoção Racial (Gepir) esteve no Quilombo de Santana em Quatis

Nesta quarta-feira (20) Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Barra Mansa através da Gerência de Promoção de Igualdade Racial (Gepir), compareceu novamente ao Quilombo de Santana em Quatis. O acompanhamento das atividades destaca a valorização das origens do município, tendo como base que a cidade de Quatis era pertencente à Barra Mansa e se emancipou na década de 90. As festividades aconteceram na Escola Municipal Quilombola de Santa Irmã Elizabeth Alves e contou com apresentações de dança, cantigas tradicionais e ações que retomaram a ancestralidade afrodescendente.

A gerente da Gerência de Promoção de Igualdade Racial (Gepir), Deviane Costa, sensibilizou a data e destacou a importância de não ser desvalorizada. “A história do Quilombo de Santana é também a história do passado barra-mansense à época da escravidão. É sabido que Barra Mansa foi uma das últimas cidades do estado a abandonar a escravatura, e a localização das terras quilombolas até pouco tempo eram município barra-mansense. Isso nos leva a imaginar o quanto das nossas raízes hereditárias estão diretamente ligadas a essa comunidade. Fico muito feliz de estar aqui hoje e poder compartilhar dessas atividades com as crianças da Escola Quilombola”, frisou.

A Diretora da Escola, Angélica Rivelline, informou a contribuição de estimular as produções entre os alunos. “Estamos aproveitando a data para fazer a apresentação de todos os projetos que estudamos durante o ano. Nosso principal projeto foi sobre a música “Meu corpo e o espaço que habito”, que é ensinado pela professora de dança e percussão, Clarete Braz, para que com este aprendizado eles trabalhassem o Jongo, o Maculelê, realizarem o resgate cultural”, destacou Angélica.