Festividade acontecerá entre os dias 22 e 25 deste mês; expectativa é que o município receba até cinco mil foliões por dia

Na manhã desta quarta-feira (19), representantes da Guarda Municipal de Barra Mansa, Bombeiros e a polícias Civil e Militar se reuniram na Secretaria Municipal de Ordem Pública, para definir o esquema de segurança durante os quatro dias de carnaval no município. Cerca de 50 homens farão os serviços de atendimento e proteção ao público no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Beira Rio. Nos bairros, os foliões também contarão com o resguardo dos agentes.

A Rua Presidente Getúlio Vargas, no Centro, será um dos locais com maior concentração de foliões, por conta do Calçadão Dama do Samba. A partir das 7 horas desta sexta-feira, dia 21, a via será fechada para trânsito de veículos, na altura da Rua José Cardoso Guimarães Cotia. O trânsito será normalizado na quarta-feira de cinzas, 26. Os blocos de rua contarão com apoio da Guarda Municipal, que fará o desvio e o monitoramento do trânsito.

Com a expectativa de receber até cinco mil pessoas por dia, o Calçadão Dama do Samba contará com uma estrutura composta por banheiros químicos, área exclusiva para os ambulantes, saída de emergência, ambulância e um posto de atendimento médico.

Além das autoridades, estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Fundação Cultura Barra Mansa, Coordenadoria de Fiscalização de Posturas e Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran).

De acordo com o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, para que tudo saísse dentro dos conformes, o carnaval deste ano está sendo planejado desde setembro de 2019 e algumas normas deverão ser respeitadas. “Não será permitida entrada de pessoas com garrafa de vidro. Pensamos nisso exatamente para evitarmos acidentes. Outra coisa que também vamos observar é em relação ao comércio clandestino de bebida, só será permitida a venda do produto através de ambulantes credenciados”, reforçou Bravo.

O subcomandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, disse que a prefeitura está trabalhando para que não haja ocorrências e ainda ratificou a importância do trabalho em conjunto envolvendo os diversos órgãos de segurança. “Nosso objetivo é reduzir o quantitativo de ocorrência. No ano passado tivemos um número baixo, considerando a quantidade de pessoas que foram às ruas. Esperamos que com esse grande suporte consigamos minimizar ainda mais”, expressou.

O capitão da Polícia Militar do município, Alcimar Videira, contou que há dois anos ele e o comandante da Guarda Municipal Joel Valcir montaram um esquema de acompanhamento dos blocos, o que resultou em índices positivos. “Colocamos equipes da polícia e da guarda para acompanhar os maiores fluxos de foliões após o fim dos percursos. Nosso objetivo foi reduzir chances de brigas e confusões. Desde então, esse esquema tem dado certo, já que no ano anterior registramos um número bem inferior em comparações aos outros”, disse Videira.

O secretário de Ordem Pública Luiz Furlani disse que o principal objetivo de montar um esquema envolvendo diversos setores de segurança pública é garantir a proteção de quem vem curtir o carnaval em Barra Mansa. “Esse é um meio de unir um grupo e, ao menos tempo, destrinchar os serviços. Nosso engajamento vai permitir que a cidade esteja mais segura e com isso os foliões retornem nos próximos anos”, completou.

Confira a programação completa e trânsito durante o Carnaval 2020:

Carnaval de Amparo – entre os dias 22 a 25, na Praça da Igreja Nossa Senhora do Amparo, das 14 às 00h. Acesso aos moradores das proximidades até 72 horas antes do evento.

Bloco do Boi – entre os dias 22 a 25, concentração 16h na Rua 07 de Setembro, bairro Roberto Silveira, passando pelas vias Luis Ponce, Pinto Ribeiro, Joaquim Leite e Pres. Getúlio Vargas. Encerramento às 20h.

Matinê no Calçadão – entre os dias 22 a 25, no Calçadão Dama do Samba, na Beira Rio. Reserva de vagas na Rua Pres. Getúlio Vargas, entre os prédios n° 241 e 341 a partir das 21h, do dia 18. A rua terá o fechamento a partir do n° 241, seguindo até a Rua Andrade Figueira, no encontro com a Pinto Ribeiro, a partir das 7h do dia 19.

A via Juiz Antônio Ciani terá o trânsito suspenso no trecho entre as ruas Mamede Froes de Andrade e da Pres. Getúlio Vargas, permitindo o acesso dos moradores e comerciantes das proximidades até 72 horas antes do evento.

Bloco Me Beija Direito – dia 22, na Avenida Domingos Mariano, próximo ao número 150 até a Praça da Liberdade, no Centro. A equipe começará a organização às 11h e até às 18h o bloco será disperso. Neste período a avenida estará fechada. Além disso, a Rua Alberto Mutel, sentido a Dário Aragão, também estará fechada a partir das 14h.

Bloco Se Vira Nos Trinta – dia 22, na Rua José G. Reboullas, ponto final do Siderlândia. A equipe começará a organização às 15h e até às 19h o bloco será disperso. Neste período a via estará fechada para acesso de veículos.

Bloco Arrastão do Povão – dia 23, na Av. Cristiano dos Reis Meireles, próximo a Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira, passando pela Rua Quinze, contornando a praça. A equipe começará a organização às 13h e até às 20h o bloco será disperso. Neste período a via estará fechada para acesso de veículos.

Bloco Renascer – dia 24, na Rua João Gumercindo de Melo, passando pela Rua José Hipólito, Av. Domingos Mariano, Rua Prefeito Mário Pinto dos Reis, Av. Verbo Divino, Eduardo Pereira da Costa Rangel, retornando para a José Hipólito e dispersão na João Gumercindo de Melo, às 20h.