NOTA PMBM

Prefeitura de Barra Mansa intensifica ações nos bairros Boa Sorte e Nova Esperança após chuva

No fim da tarde e início da noite desta quarta-feira (08), a cidade de Barra Mansa foi atingida intensamente pelas chuvas que resultaram o transbordamento do Rio Barra Mansa. Os bairros mais atingidos foram o Nova Esperança e Boa Sorte, que ficaram alagados. De acordo com o levantamento da Defesa Civil, o volume de chuva alcançou os 49 mm (milímetros). A previsão de chuva para esta quinta-feira é entre 25 mm a 50 mm na cidade. No bairro de Carfanaum, local onde é efetuada a leitura do pluviômetro a medida chegou a 54,6 mm após a chuva.

As sirenes dos bairros Nova Esperança e Boa Sorte foram acionadas e os pontos de apoio foram abertos. Não houve vítimas por conta da compreensão da população a esse tipo de situação. Não há registros de desabrigados. Um casal procurou o ponto de apoio e permaneceram algumas horas sendo assistidos pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Aconteceu ainda uma ameaça no Rio Bananal, em Bananal (SP), que subiu em função da chuva. Na cidade paulista choveu 70 mm, apesar disso, o rio se manteve dentro da calha. A medição atingiu 4m e 10 cm, de acordo com o pluviômetro de Rialto.

Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura está com as Secretarias de Manutenção Urbana, Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde, juntamente com a Defesa Civil e as equipes do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), percorrendo as localidades afetadas realizando os serviços necessários para sanar maiores danos. Além desta atividade, a Vigilância Ambiental está com a distribuição de cloro as famílias, com a disponibilização de 2 litros por família. O prefeito Rodrigo Drable, juntamente com o governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro e o deputado estadual Marcelo Borges, também estão na localidade.

Há a remoção dos destroços de um muro que, desmoronou com a chuva e obstruiu um dos acessos da Rua Michel Wardine, no Centro. Todas as intervenções estão sendo feitas com maquinários e caminhões da prefeitura.

A Prefeitura de Barra Mansa orienta as pessoas que evitem ter contato com a lama e a água dessas enchentes e qualquer dúvida ou necessidade, procurar a Defesa Civil, através do 199.