Especialidades são adicionadas a rede pública para agregar na assistência à população

Com o objetivo de atender demandas não disponíveis no município, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, iniciou o atendimento de consultas de cardiopediatria, nefrologia e pneumopediatria no Centro de Especialidade Médica (CEM), localizado ao lado da UPA, no Centro. Os agendamentos são realizados nos postos de saúde municipais. O funcionamento do CEM é de segunda a sexta, de 6 às 17 horas.

Os atendimentos de cardiopediatria são realizados nas quartas-feiras, a partir das 13h, enquanto os de nefrologia acontecem nas segundas e quartas, a partir das 15h. Já a pneumopediatra atende na quinta-feira às 7h.

A médica do CEM, a cardiopediatra Ana Paula Sodré, relatou sobre a sua especialidade dentro da clínica. “Atendo em média 20 crianças e adolescentes por dia, numa demanda de 80 por mês. Desde recém-nascidos até jovens de 15 a 16 anos”, revelou, acrescentando sobre a importância da prevenção e do acompanhamento médico.

– Uma em cada 100 crianças nasce com problema de coração, é fundamental este atendimento promovido na rede pública. Isso é um avanço para o município- salientou a doutora.

A coordenadora do CEM, Maria José de Oliveira, enfatizou a relevância da chegada de novos médicos na rede. “O atendimento na rede de um pediatra é muito importante para a população, pois, agora é possível efetuar o diagnóstico e solucionar o problema”, frisou Maria.