Iniciativa visa chamar atenção da população para os principais sintomas da doença

 

Em alusão ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, celebrado nesta quinta-feira, 05, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, por meio da parceria entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica, deu início a campanha de prevenção à doença infectocontagiosa no município, com palestras sobre o assunto. O evento contemplou a USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Getúlio Vargas, unidade que tem o maior registro de casos.

O intuito campanha é, por meio de capacitações, chamar a atenção da população para que ela observe seu corpo e dê importância às alterações de mancha dormentes, esbranquiçadas ou avermelhadas. Além disso, capacitar os profissionais das unidades de saúde para que eles sinalizem, dentro da sua área de abrangência, a ocorrência de algum caso e direcione o paciente para o serviço da Secretaria de Saúde.

A enfermeira da Vigilância em Saúde de Barra Mansa, Juliana Russi, explicou como funciona o atendimento ao paciente. “Na Secretaria de Saúde, o programa de hanseníase funciona com o atendimento da equipe multiprofissional que disponibiliza medicação e tratamento 100% gratuito fornecido pelo SUS e com isso nós conseguimos fazer a adesão desse paciente”.

Juliana ainda informou que o tratamento precoce evita a possibilidade de lesões e graves sequelas. “Quanto mais cedo esse paciente for encaminhado para a gente, melhor vai ser a condição desse tratamento. Hanseníase tem cura e dependendo da classificação de cada paciente o tratamento em média dura de seis meses a um ano”.

O médico da rede pública José Luiz Martins falou sobre os indícios da doença. “São sinais de hanseníase manchas no corpo, seja ela esbranquiçada, descorada ou avermelhada, com alteração na sensibilidade quando passa a mão em cima da mancha e não sente o toque. Porém, devemos nos atentar, pois também pode não apresentar mancha nenhuma, mas ter alteração na sensibilidade das mãos, dos pés ou em algum lugar do corpo”.