Unidade de Saúde foi fundada em dezembro de 1991. Desde então esta é a primeira grande intervenção que acontece no imóvel

 

A Prefeitura de Barra Mansa começa 2022 com mais investimentos na área da saúde. Já no dia 03, primeiro dia útil do ano, a Secretaria de Saúde inicia a reforma da Sirene da Vila Nova. A proposta é fazer uma ampla intervenção no imóvel melhorando a estrutura dos consultórios, recepção, banheiros e fachada, além da climatização do ambiente. O investimento total é da ordem de R$350 mil e o prazo previsto para a conclusão dos serviços de 180 dias.

 

A Sirene da Vila Nova, segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, foi inaugurada em 1991 e até os dias atuais não havia passado por uma ampla reforma estrutural. “Nossa meta é garantir unidades de saúde que garantam melhores condições de atendimento aos usuários do SUS e também de trabalho aos funcionários. Paralelo as melhorias estamos buscando humanizar  cada vez mais o atendimento. Entendemos que os pacientes que buscam nossos serviços chegam a unidade fragilizados e precisam muito mais que uma consulta ou remédios. Eles precisam de atenção, cuidado e carinho. Este é o conceito que temos sobre saúde. O segmento precisa ser pleno visando o acolhimento necessário aos usuários”, destacou o secretário.

 

Atualmente a Sirene da Vila Nova conta com 28 funcionários, entre médicos, psicólogas, dentistas, enfermeiros, atendentes e auxiliar de serviços gerais. A média de atendimento mensal é de:

. Pediatra – 180

. Clínico Geral – 240

. Cardiologista – 110

. Dermatologista – 60

. Ginecologista- 60

 

Além destes serviços, a unidade oferta atendimentos psicológicos, odontológicos e de fisioterapia, pré-natal, preventivo, orientações sobre planejamento familiar, curativos, aferição de pressão arterial e de glicemia, teste do pezinho para bebês, vacinação e retirada de pontos de cirurgia.

 

MAIS OBRAS – A Secretaria de Saúde também está reformando a unidade do bairro Cotiara. Para 2022, a projeção é realizar obras nos postos dos bairros Vale do Paraíba, Boa Sorte, Rialto, Paraíso de Cima, Boa Vista II, Roselândia, São Luiz, Getúlio Vargas e Goiabal.

 

Fotos: Chico de Assis