Neste primeiro momento, unidade realizará 10 cirurgias de castração por dia em cães e gatos de pequeno porte, além de 15 atendimentos clínicos

A Prefeitura de Barra Mansa inaugurou na manhã desta quinta-feira (13) a primeira clínica veterinária do município. A unidade, situada na Rua Adolpho Klotz, anexa ao Centro de Lazer do bairro Santa Rosa, está estruturada para realizar dez cirurgias de castração/dia de cães e gatos de pequeno porte e 15 consultas/dia. O evento contou com a participação de representantes das ONGs Arca de Noé, APA, Late e Mia e Planeta dos Animais.

A clínica foi idealizada há cerca de três anos, em parceria com as ONGs. Na época, foi feita uma reunião, onde foi detalhada a situação precária que a saúde do município vivia e houve o acordo em solucionar questões prioritárias, como a reabertura da UPA Centro, a reestruturação das unidades de saúde e do serviço de atendimento domiciliar, além da Clínica de Hemodiálise. Equacionados os problemas existentes, foi construída a Clinica Veterinária, em uma área pública para que permaneça independente de mudanças de governo.
A Clínica Veterinária funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas. Devido à Covid-19, os serviços devem ser agendados previamente pelo telefone (24) 3324-7917.

Neste primeiro momento as cirurgias de castração são destinadas ao atendimento das demandas apresentadas pelas ONGs cadastradas junto à prefeitura. A finalidade é reduzir os animais em situação de abandono nas ruas de Barra Mansa e simultaneamente, estimular o processo de adoção de cães e gatos.

A veterinária responsável pela clínica, Rafaela Cristina Silva Costa, disse que antes da realização do procedimento cirúrgico o animal será submetido a uma avaliação para verificar sua aptidão e condições de saúde. Informou também que as cirurgias acontecem sempre no período da manhã. “Assim, após o período inicial de recuperação, o animal será liberado. Reservamos a parte da tarde para essa recuperação e a realização de consultas, vacinação e coleta de sangue”, detalhou.

A clínica tem 70 metros quadrados e além do atendimento cirúrgico e clínico, oferecerá vacinação e exames para detectar a leishmaniose em cães e esporotricose em gatos. Os profissionais também vão orientar a população sobre boas práticas, normas e higiene, de modo a contribuir, assim, para a promoção da guarda responsável dos animais.