Ampliação possibilitou avanço da modalidade de Unidade Básica de Saúde para Programa Saúde da Família

A Prefeitura de Barra Mansa inaugurou na noite desta quinta-feira, 9, as obras de reforma e ampliação da unidade de saúde do bairro Goiabal. As melhorias possibilitaram o avanço da modalidade de Unidade Básica de Saúde para Programa Saúde da Família – Professora Josepha Aparecida Bruno Gavião. Na prática, isso representa atendimento a todas as faixas etárias, envolvendo além de ações curativas, os programas preventivos e de promoção da qualidade de vida.
O PSF, que funciona na Rua Dr. Heleno de Freitas, ganhou novo acesso com rampa e piso tátil, recepção ampliada, consultórios médicos, odontológico e ginecológico; salas de: expurgo, reunião, curativo e vacinação; farmácia; áreas de circulação; dispensário; copa e banheiros masculino e feminino. Todo o ambiente foi climatizado e informatizado. As consultas com especialistas, segundo o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, serão realizadas através de atendimento com profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com assistente social, ginecologista, pediatra, nutricionista, entre outros.
“A unidade não tinha nada a ver com a saúde que começamos a implementar desde que o prefeito Rodrigo Drable assumiu o governo. Mudamos a cara deste setor. É um ganho muito grande para a comunidade no quesito saúde pública. Dentro de 50 dias vamos inaugurar mais uma na Vila Maria; em 70 dias, duas no Nove de Abril e o PSF da Vila Nova. Tenho muito orgulho de fazer parte desse governo que tanto faz em prol da população”, destacou o secretário.
Para o prefeito, o posto é um dos elementos que mais aproxima o serviço público da pessoa, da família. “Às vezes falamos em Saúde e pensamos em hospital, mas lá se trata a doença e aqui é onde ela é evitada. Quando assumimos o governo, os prédios das unidades eram feitos sem nenhuma inteligência. Temos feito e reformado unidades de saúde com a preocupação de durarem mais. Todas as salas são projetadas para cada atividade, dentro dos parâmetros da lei e normas técnicas, mas também com a capacidade e condição de que o profissional possa atuar com conforto e atender bem as pessoas. Isso não é só um posto de saúde para a gente, mas a forma que enxergamos como devemos investir o dinheiro público: tem que ser bem feito para durar e servir. E quando fazemos bem feito, sem precisar gastar de novo, a gente pode fazer mais. Essa é uma conta que tem que estar na cabeça de todo mundo”, ressaltou Drable durante a inauguração.
Presente no evento, Vinícius Gavião – filho de Josepha Aparecida Bruno Gavião, que dá nome ao PSF do Goiabal – agradeceu a homenagem. “Estou muito orgulhoso. Minha mãe faleceu há muitos anos e ela ser lembrada dessa forma é motivo de muita gratidão. Nasci e fui criado neste bairro e fico feliz dessa unidade tão útil e importante à comunidade levar o nome dela”, disse.
A inauguração também contou com a presença do deputado estadual, Marcelo Cabeleireiro, secretários municipais, servidores, do filho do vereador Paulo da Gráfica – que tanto pleiteou a realização da reforma e ampliação da unidade de saúde e que não pôde comparecer ao local devido a problemas de saúde -, do vereador José Marques, que também solicitou os reparos, demais parlamentares do município e dos moradores da localidade.

Demais serviços

Durante a inauguração, o prefeito Rodrigo Drable citou algumas obras que estão em andamento e outras que foram concluídas recentemente na cidade, como o asfaltamento do Morro do Macuco, na Cotiara. “Aproveito para agradecer o deputado Marcelo Cabeleireiro, aqui presente, por intermediar junto ao governador Cláudio Castro, os recursos necessários para os serviços de asfaltamento em Barra Mansa. Também estamos fazendo um muro de contenção na Rua F, no bairro Nove de Abril, para preservar a estrutura e as vidas que moram sobre a via. Além disso, estamos reformando a Policlínica do bairro, onde duas equipes multidisciplinares atuarão”, listou Drable, adiantando que o bairro Goiabal receberá mais melhorias, como o asfaltamento das ruas Anápolis e Coliseu e a reforma da Escola Antônio Pereira Bruno – unidade de ensino que leva o nome de seu tataravô.

FOTO: Felipe Vieira