Nos próximos dois meses, a meta da Prefeitura é realizar pelo menos duas mil consultas, atendendo aos cidadãos que aguardam as consultas e ampliando os programas de atenção aos alunos da rede municipal de ensino e idosos

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, dotou o CEM (Centro de Especialidade Médica) de três novos consultórios oftalmológicos. Com equipamentos modernos e equipes estruturadas, a meta do município é aumentar o número de consultas para alunos da rede municipal de ensino e idosos, além de retomar as cirurgias de média e alta complexidade, em parceria com o Hospital de Olhos na Santa Casa, serviço coordenado pelo oftalmologista Álvaro Salles.

Nos últimos meses, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus os procedimentos oftalmológicos foram reduzidos. De acordo com a Prefeitura até meados de março, eram realizadas cerca de mil consultas oftalmológicas por mês. Com as medidas de isolamento social adotadas para conter a propagação do vírus esse número foi reduzido. Com a reabertura dos serviços, atualmente são realizados aproximadamente 600 consultas/mês. Nos próximos 60 dias, com a possibilidade de utilização dos novos consultórios, a meta do prefeito Rodrigo Drable é triplicar o número de atendimentos, adequando o fluxo de pacientes.

– As consultas serão direcionadas ao atendimento das demandas de rotina encaminhadas pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde), PSF (Programa Saúde da Família) e as Policlínicas do Nove de Abril, na Região Leste, Boa Sorte e Vila Nova. A oferta para consultas já está sendo ampliada, seguindo o rigor de higienização e proteção determinado pelas autoridades da área da Saúde – disse o prefeito.

Álvaro Salles destacou que os atendimentos são previamente agendados, “Através das unidades de saúde dos bairros, daremos prosseguimento as consultas de rotina, com receituário para óculos, quando necessário, e os encaminhamentos para realização de cirurgias oftalmológicas, na Santa Casa, pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, relatou o oftalmologista.

Consultas oftalmológicas para alunos da rede municipal de ensino de Barra Mansa são retomadas

O PSE (Programa Saúde nas Escolas), desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Saúde e Educação, retomou os encaminhamentos de alunos detectados com problemas de acuidade visual para as consultas oftalmológicas. Os procedimentos foram suspensos em março diante da pandemia do novo coronavírus.

Para garantir a máxima segurança dos alunos e seu responsável estão marcadas 50 consultas por semana. De acordo com o Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o atendimento é agendado previamente no CEM (Centro de Especialidades Médicas). “Nosso objetivo é cuidar da saúde dos olhos dos nossos alunos já nos antecipando para o período em que for possível retomar as atividades escolares”.

Embora as aulas estejam suspensas, as 68 unidades escolares do município mantêm em funcionamento a secretaria e direção. De acordo com o secretário de Educação, Marcos Vinícius de Barros, a intenção é atender aos alunos que precisam de óculos, melhorando suas condições para aprendizagem. “Dessa maneira, viabilizamos o atendimento as crianças e jovens já identificados com problemas visuais e garantimos a confecção das lentes na Fábrica de Óculos do município. Também possibilitamos, após o retorno das aulas que ainda não tem data definida, que novos alunos sejam atendidos pelo programa”.

FLUXO – As enfermeiras do PSE são responsáveis pelo teste de acuidade visual. Esse procedimento já foi realizado antes da suspensão das aulas. A direção da unidade escolar emitirá uma declaração ao PSF relatando a necessidade da consulta com o especialista. O documento será autorizado pela Secretaria de Educação a partir da constatação da assiduidade do aluno antes da pandemia. O encaminhamento retorna à coordenadora do PSF, que marcará a consulta no CEM. A equipe do PSE comunica ao aluno e seu responsável o dia e hora marcado.

Logo após o atendimento com o especialista, o aluno é direcionado a Fábrica de Óculos, instalada no pátio da Prefeitura. No local, é feita a escolha da armação e a medição das lentes. O prazo de entrega dos óculos é de no máximo 15 dias.