Durante a ação dois espaços foram notificados e proibidos de realizar o procedimento

Com objetivo de garantir que os laboratórios que realizam testes para detecção do Covid-19 estejam de acordo com as normas de higienização, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (13), uma fiscalização em diversos estabelecimentos laboratoriais. Durante o procedimento, dois foram notificados por estarem situados em edifícios comerciais, nos quais os pacientes e outros usuários utilizam o elevador para acessar as demais salas.

Segundo o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, a prefeitura recebeu algumas denúncias de que havia laboratórios realizando o procedimento e colocando em risco a saúde dos demais usuários em um prédio comercial no Centro da cidade, por conta do uso comum do elevador. “Imediatamente solicitamos que a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária fosse até o local para averiguar a veracidade da informação. Com a comprovação, os dois laboratórios, que são particulares, foram notificados acerca da proibição do fluxo de pacientes que estejam possivelmente contaminados com o vírus”, disse.

De acordo com a nota técnica e considerando a pandemia mundial do vírus, o secretário explicou. “Os pacientes que procurarem essas unidades para a realização do exame deverão ser informados que o laboratório não pertence a Rede Nacional de Referência Laboratorial, sendo assim, os exames não são validados para fins de diagnóstico confirmado pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde”.

E continuou. “O laboratório que quiser ser integrante desta rede deverá enviar um percentual, com resultado detectável para contra prova no Laboratório Central (Lacen)”, finalizou Sérgio.