Vice-prefeita Fátima Lima e o coordenador da Compod, César Tomé, visitaram a unidade para fortalecer assistência aos adolescentes em medida socioeducativa

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, e o coordenador da COMPOD (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas), César Thomé, visitaram o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), na manhã desta quarta-feira (29). O objetivo da ida ao local foi conhecer as demandas da unidade para poderem auxiliar a direção, que hoje mantém assistência a 36 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

O diretor do CRIAAD-BM, Cristiano Alvarenga, destacou que a unidade se prepara para retomar os atendimentos presenciais, após um período de assistência remota por conta da pandemia. “Eles estavam sendo supervisionados de casa por nossa psicóloga, pela psicopedagoga e por uma assistente social. Agora, já estão sendo comunicados sobre o retorno das atividades presenciais, que devem começar no mês de outubro. Por conta da pandemia, vamos dividir esses adolescentes em três grupos”, explicou o diretor; destacando a importância do apoio nos trabalhos da unidade:

“É fundamental essas parcerias para que esses adolescentes tenham oportunidade de se capacitar, tendo acesso a um curso profissionalizante, por exemplo. Devido à pandemia, perdemos muitos parceiros e essa visita aqui é importante para podermos nos aproximar e viabilizar mais atividades a eles e melhor assistência às suas famílias também”, acrescentou Cristiano.

Após conhecer as instalações da unidade, a vice-prefeita Fátima Lima reforçou que o governo municipal está empenhado em fortalecer a rede de atendimento aos adolescentes.

“A unidade está muito bem gerida e conservada. Gostaria de destacar que essa aproximação, ainda maior, é importante para fortalecermos a rede de atendimento ao adolescente. Precisamos nos inteirar sobre as necessidades, pois uma melhor assistência faz toda a diferença”, frisou Fátima.

O coordenador da Compod-BM, César Thomé, que intermediou a visita ao CRIAAD, disse que pensar em comunidade também inclui se aproximar de sistemas estaduais e federais.

“Temos que cuidar de qualquer munícipe. No caso dos adolescentes em medida socioeducativa, nós temos que pensar também no momento em que eles deixarem o CRIAAD. Por isso, precisamos oferecer novas possibilidades. Através de parcerias, promover cursos de capacitação, palestras, assistência às suas famílias, entre tantas outras ações. À unidade, podemos contribuir com suas operações do dia a dia”, concluiu Thomé.

FOTOS: Felipe Vieira