Debates integraram as atividades do mês da Consciência Negra

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação de Barra Mansa e em parceria com o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a Gerência de Promoção da Igualdade Racial, encerrou nesta sexta-feira (19), o V Seminário Relações Étnico-raciais na Educação. O evento, em sua totalidade foi composto por quatro lives, transmitidas pelo canal de YouTube da Educação: ‘Do Aprender ao Ensinar’. A música como prática antirracista foi o tema abordado durante esta tarde e teve a participação dos professores músicos Estevão Roque, Clarete Patrocínio e a poetisa do Slam, Lyra Esperança.

Entretanto, outras questões foram tratadas no decorrer do mês, como a pedagogia e intraculturalidade: desafios para uma educação antirracista; movimentos e práticas a favor de uma sociedade sem discriminação e preconceito e o poder do afro-empreendedorismo.

Um dos principais objetivos do seminário foi formar professores para atuar em sala de aula nas situações de racismo, preconceito e intolerância. Foi o que explicou a vice-prefeita e professora Fátima Lima. “Estamos traçando caminhos para melhorar as abordagens pedagógicas envolvendo estes casos, tendo como base norteadora o fato de o aluno ser fruto do meio e do sistema em que vive. Desta maneira, nosso foco é a autoestima, o equilíbrio emocional, o respeito às diferenças e a ética. Outro fator importante diz respeito ao quantitativo de educadores que buscam se capacitar continuamente no tema. Este número aumentou expressivamente na rede municipal de ensino”, detalhou Fátima Lima.

Ainda envolvendo a educação, as unidades escolares desenvolveram atividades relacionadas ao combate aos diversos tipos de racismo existente na sociedade. “Mediante as desigualdades existentes e herdadas desde a época da escravidão as pessoas negras, que englobam segundo o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística, pretos e pardos, precisam ser tratados com equidade”.

O articulador da Gepir na Educação, professor Lucas Peres Guimarães, o seminário foi uma excelente oportunidade para o repertório cultural. “Foi uma ação educacional de atendimento direto à demanda de diversificar o currículo escolar para criar identidade e vínculo com nossos alunos”, frisou.

Também ocorreram edições do Projeto Afrosaberes, com a finalidade de levantar questões reais acerca da discriminação racial.

 

Na saúde, um dos focos é o diagnóstico e tratamento da anemia falciforme

No que tange à saúde da população negra, a anemia falciforme será debatida na terça-feira (23), às 9 horas, na Clinica da Família da Vista Alegre e na quarta-feira (24), no mesmo horário na Unidade Básica de Saúde do Siderlândia. O evento tem a parceria do NASF (Núcleo de Atendimento à Saúde da Família).

De acordo com a cooordenadora do NASF-AB, Maiara de Oliveira Maia, também serão tratados outros temas, como a hipertensão arterial, diabetes mellitus 2 e a  deficiência de Glicose-6-fosfato, doenças prevalentes nesses cidadãos.

Em julho de 2020, Fátima Lima, que estava como chefe do Executivo em exercício, sancionou o decreto nº 9917, que instituiu no município a rede de cuidados às pessoas portadoras do traço falciforme ou anemia falciforme. Com isso, as Unidades Básicas de Saúde passaram a atender as pessoas acometidas pela doença, com avaliação clínica, eletroforese de hemoglobina, implementação de cadastro próprio das pessoas diagnosticadas com a doença, encaminhamento dos mesmos para o Hemorio e o fornecimento de medicamentos para o tratamento da doença.

Outras determinações constam no documento, como a realização de consultas e de exames disponíveis na Atenção Primária à Saúde das pessoas com doença falciforme, a promoção da educação em saúde, com o aconselhamento genético e a promoção do autocuidado e o acesso à equipe multiprofissional para acompanhamento nutricional, psicológico, de fisioterapia de acordo com avaliação clínica.

A anemia falciforme é caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos, que ficam com uma forma semelhante a uma foice ou meia lua. A incidência da doença, segundo o Ministério da Saúde, atinge cerca de 8% da população negra.

Devido a essa alteração, os glóbulos vermelhos se tornam menos capazes de transportar o oxigênio, além de aumentarem o risco de obstrução dos glóbulos vermelhos, se tornam menos capazes de transportar o oxigênio, além de aumentarem o risco de obstrução dos vasos sanguíneos devido ao formato alterado, o que pode levar a dor generalizada, fraqueza e apatia.

Os sintomas deste tipo de anemia podem ser controlados com o uso de remédios que devem ser tomados durante toda a vida para diminuir o risco de complicações, no entanto a cura só acontece por meio do transplante de células tronco hematopoiéticas.

‘Jovens Negros de Sucesso’ acontece dia 25

A Gerência de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Rotary Club Alvorada, promove na quinta-feira, 25, às 19 horas, o evento “Jovens Negros de Sucesso”.

O encontro acontece na sede do Rotary Club Alvorada, no Ano Bom, e  homenageará 12 personalidades empreendedoras do município que se destacaram seja no ambiente escolar, acadêmico, esportivo ou empresarial.

A intenção, segundo a vice-prefeita Fátima Lima, é valorizar e evidenciar jovens negros que fazem a diferença no cotidiano. “Queremos continuar dando visibilidade a esse público, buscando minimizar o impacto negativo que muitas vezes permeia o cotidiano. É uma forma de coibir a segregação racial. Nossos jovens estudam, trabalham e contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade”, destacou Fátima.

Confira os homenageados:

Talles Faria Pinheiro da Silva

Elis Pereira Rocha

Iago Mendes Lopes

Ana Carolina Santos de Oliveira

Samuel Jordão de Oliveira de Souza

Jessilaine da Silva Xavier

Marco Aurélio Manoel

Greni Helen ferreira Alves da Silva

Maria Eduarda Eugênio Pestana

Querem de Oliveira de Souza

Paola Valerio Silveira

Lucas Alexandre Galdino de Azevedo – o Lucão, goleiro do Clube de Regatas Vasco da Gama, além de ouro nas Olimpíadas de Tóquio.

 

Vice-prefeita participa atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra

Nesta sexta-feira, dia 19, a vice-prefeita, Fátima Lima, participou do início às celebrações em alusão ao dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado dia 20. A atividade aconteceu no Colégio Estadual Boa Vista, no bairro Boa Vista, e contou com a participação da vice-prefeita, Fátima Lima, para a entrega da premiação das melhores redações.

 

“Neste mês de novembro as escolas trabalham com projetos para trazer esse momento de reflexão e de conscientização das pessoas. Dando a oportunidade de entenderem a importância e dar a valorização que tem que ser dada ao povo negro, que muito contribuiu para que nós alcançássemos o desenvolvimento. Rever a nossa história necessária, porque nós temos que saber de onde viemos, porque viemos, onde estamos, para onde vamos e isso é importante”, destacou a vice-prefeita.

O diretor da escola, Leandro Santos da Silva, ressaltou o trabalho realizado pelos alunos e o empenho de todos para a celebração da data. “O evento de hoje foi programado por bastante tempo e teve a participação total dos alunos, que se empenharam até mesmo depois do horário, o apoio dos professores, tudo isso para fazermos uma grande celebração de conscientização. Hoje teremos um desfile com a temática, apresentação de capoeira, palestras e a premiação de melhor redação do tema sobre a consciência negra”, detalhou.

Mylene Cabral, aluna do 9º ano do ensino médio, participou do desfile falou sobre a importância da representatividade. “Hoje vamos poder falar mais sobre o racismo, o quanto ele afeta a comunidade, e através das atividades que estão acontecendo, nós iremos aprimorar nossos conhecimentos e valores”, disse a estudante.