Iniciativas são realizadas pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir)

No dia que marca a Abolição da Escravatura, a Prefeitura de Barra Mansa destaca a importância de políticas públicas que garantam equidade e seguridade à população negra. Através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), são criadas e implantadas ações visando à conscientização, educação e autonomia desses munícipes. O trabalho é realizado em conjunto com as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico e com a Fundação Cultura. No momento, as ações estão interrompidas devido à pandemia do Covid-19. Algumas atividades online estão em planejamento.

A vice-prefeita Fátima Lima destacou o trabalho realizado em busca da conscientização da causa. “O racismo é um flagelo instalado na sociedade e não temos culpa pelos atos, mas, se não fizermos nada, somos responsáveis pela continuidade deste mal. Por isso, o governo municipal, através da Gepir, desenvolve ações educativas, informativas com objetivo de provocar mudanças de pensamento, principalmente nas crianças e adolescentes”, frisou.

A gerente da Gepir, Deviane Costa, exemplificou a importância do dia. “A Abolição da Escravatura ocorreu há cento e trinta e dois anos, não faz muito tempo. O povo brasileiro é fruto de uma sociedade preconceituosa e desigual. À medida que promovemos a atuação de indivíduos conscientes de seus direitos e deveres, fomentamos neles a capacidade de sonhar, de lutar pelos seus objetivos, de lutar por justiça, de atingir os seus ideais. Seja individualmente ou dentro de um coletivo”, destacou.

A política de promoção da igualdade racial é uma política transversal que transita através de vários setores, com o intuito de estruturá-los para fortalecer as políticas públicas.