Ouvidoria do município já respondeu mais de 60 demandas em 2020

Nesta segunda-feira, dia 16, é comemorado o Dia Nacional do Ouvidor. Na Prefeitura de Barra Mansa, a Ouvidoria pertence à Controladoria Geral do Município e cumpre a importante função de receber informações, sugestões, reclamações e denúncias dos usuários, através do Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), uma ferramenta disponibilizada via Internet, desenvolvida pela Controladoria Geral da União em parceria com a Ouvidoria Geral da União do Ministério da Transparência.

De janeiro a março deste ano, a Ouvidoria registrou um total de 80 demandas, com mais de 60 casos respondidos e outros em andamento. Essas manifestações que chegam ao sistema, disponível 24 horas por dia, são encaminhadas aos setores administrativos competentes, que buscam a solução do problema.

De acordo com o ouvidor-geral do município, Diego Raffide, o objetivo da Ouvidoria de Barra Mansa é atender o cidadão com objetividade e resolutividade. “Recentemente, um engenheiro autônomo realizou obras no município e não deu baixa nos impostos referentes ao serviço. A prefeitura gerou três protestos, que foram pagos pela empresa. Entretanto, a situação permaneceu negativa. O empresário anexou os comprovantes do pagamento na manifestação, no portal da ouvidoria e conseguimos resolver suas pendências”, revelou.

Diego Raffide também destacou o prêmio dado à prefeitura pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2018, pelo reconhecimento a iniciativas inovadoras, com foco na transparência e controle social. “A premiação teve como objetivo reconhecer e disseminar iniciativas inovadoras que resultaram em melhorias efetivas de desempenho nas ações, implementadas pela administração pública municipal, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro”, completou o ouvidor-geral.

Segundo o Controlador Geral do Município, Rodrigo Amorim, a Ouvidoria é uma forma de fortalecer a transparência na gestão pública. “A Ouvidoria é uma ferramenta implantada na gestão do prefeito Rodrigo Drable, como uma forma de fortalecer a transparência da gestão pública. Além disso, é um canal de aproximação da sociedade com a prefeitura e também um método de prestação de contas que, ano após ano, vem sendo melhorado”, concluiu Amorim.