Serviços atenderão solicitações antigas do Novo Horizonte e Conjunto Cinco

Visando avançar nos serviços de infraestrutura e oferecer melhor mobilidade aos moradores do bairro Colônia Santo Antônio, a Prefeitura de Barra Mansa iniciou nesta segunda-feira (22) as obras de recuperação asfáltica no Novo Horizonte e na Rua das Orquídeas, no Conjunto Cinco.

As obras serão realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e irão reparar as vias onde os serviços da autarquia causaram desgastes. O diretor executivo da autarquia, Fanuel Fernando, explica como funcionará as melhorias. “Durante a manutenção das redes abastecidas pelo Saae, há o desgaste e danos no asfalto. Vamos corrigir esses problemas, entregando um asfalto de qualidade”.

Na localidade do Novo Horizonte as obras começarão pelas vielas, seguindo posteriormente para a Avenida Central. Também será feita a limpeza do esgoto. O prefeito Rodrigo Drable aponta os motivos das obras. “Novo Horizonte é um conjunto onde fica a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Colônia. Em função da estação de tratamento, da pressão da água na estrutura principal do bairro, os canos, ao longo do tempo, estouraram e causaram prejuízo para a qualidade do pavimento. Agora estamos fazendo a limpeza do esgoto, a revisão das instalações hidráulicas de cada casa e um novo asfalto para compensar as perdas que o bairro teve ao longo dos anos”.

Ângela Carneiro Vitória, moradora da região há 37 anos, comenta a expectativa dos moradores sobre a obra. “Estamos animados, porque há mais de dez anos não recebemos obras aqui no Novo Horizonte. A obra vai ajudar a diminuir a poeira, que é um dos principais problemas daqui”.

Já na Rua das Orquídeas, Drable explica que os serviços visam a melhoria das vias, como também a valorização da comunidade. “Essa é uma rua em que a comunidade católica da Colônia pedia um serviço de recapeamento e que está realmente deteriorada. A obra valoriza, inclusive, a praça que nós fizemos no Conjunto Cinco, que é uma das mais belas da cidade. Era uma obra necessária e que a gente vai fazer a execução”.

Denilson Sucupira, morador da Colônia, comemora as melhorias. “Essa obra está sendo importante para a comunidade porque ela traz a dignidade e a valorização da praça que foi totalmente refeita. Ali era um campinho que estava horrível e hoje nós temos uma das melhores praças da nossa cidade. E esse asfalto vai valorizar esse trabalho e essa beleza que nós temos aqui no Conjunto Cinco”.

Moradora conhecida do bairro, Beth Melo, aponta que essas obras são solicitações antigas da população. “A gente vem pedido recapeamento de asfalto, iluminação, muita coisa. Mas a gente sabe que as demandas são muitas nos bairros. Colônia é um bairro grande, aumentou muito de densidade populacional, mas a gente está conseguindo, através do governo Rodrigo Drable, essas melhorias asfálticas, na medida que pode, nessa situação difícil, ainda mais com a pandemia. O que pode ser feito, está sendo feito e é um sonho de muito tempo”.

Obras iniciam na Tancredo Rodrigues de Paula, Água Comprida

Outra demanda antiga da população e iniciada nesta segunda-feira (22) era a nova pavimentação na Rua Tancredo Rodrigues de Paula, na localidade da Água Comprida, na Vila Nova.

A equipe da Secretaria de Manutenção Urbana está realizando a remoção dos bloquetes para que possa ser feito a implantação da nova rede de água, o nivelamento do solo e o asfaltamento. A previsão de conclusão é para os próximos 40 dias. A via liga o bairro Vila Nova e a região da Água Comprida, como também dá acesso ao distrito de Santa Rita de Cássia e Volta Redonda.

O trânsito na via foi interditado. Os motoristas que precisarem acessar a localidade da Água Comprida devem utilizar a Rua Osório Gomes de Brito, que está funcionando em mão dupla.