Denúncias podem ser feitas através da Guarda Municipal

A fim de coibir uma prática ilegal e que prejudica a população, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Manutenção Urbana, alerta para os furtos de cabeamento próximo às pontes, como também de grelhas de drenagem em vias públicas.

O secretário de Manutenção Urbana, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, falou sobre os casos. “Estamos tendo muitos furtos de cabeamento nas proximidades das pontes e também muito roubo de grelha das drenagens. Só na Avenida Presidente Kennedy, esta semana houve sete furtos. Nossa equipe está no local, documentando. Pedimos que a população colabore nessa situação, ajudando a denunciar os casos de furtos”.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, destacou que tanto quem furta, quanto quem intercepta o material está cometendo um crime passível de penalização. “Se o furto ou roubo estiver acontecendo naquele momento, o munícipe pode denunciar através da Guarda Municipal. Se for uma denúncia de fato já ocorrida, deve entrar em contato com 90ª DP para as devidas providências. Se você souber onde está o material do furto, denuncie também”.

Paulo Sérgio Valente destacou as consequências para quem intercepta materiais roubados ou furtados. “Vale ressaltar que ter a posse de produto proveniente do crime, vender, ter em sua residência ou até mesmo adquirir ou receber produto que tem valor muito abaixo do mercado, presumindo-se ser obtenção de meio criminoso, é caracterizado como receptação”.

Quem for flagrado em uma ação de furto responde ao artigo 155 do Código Penal , com pena de 1 a 4 anos e multa. Já a receptação desse material se enquadra no Artigo 180, com pena de 1 a 4 anos e multa.

Quem presenciar furtos de bens públicos, deve denunciar através da Guarda Municipal, pelos números (24) 3028-9339 e 3028-9369. O telefone da 90ª DP é o 190. As denúncias podem ser anônimas.