Trabalho visa coibir fraudes e atos de corrupção que resultem em danos ao erário

Conhecer os processos de atuação da Secretaria de Integridade e Governança (SIG) foi o que levou o controlador-geral do município, Rodrigo Amorim Camargo, para Santa Catarina. Durante dois dias, a secretária Naiara Augusto e demais integrantes de sua equipe, apresentaram o modelo implementado pela atual gestão do Executivo catarinense que será trazido como referência e replicado no município.

Os resultados alcançados pela SIG em Santa Catarina vêm chamando a atenção de diversos entes públicos. “Muitos órgãos de outros Estados e Municípios têm nos procurado para conhecer a implementação do Programa de Integridade e Compliance da Lei n. 17.715/2019. Nossas práticas envolvem parâmetros técnicos de padrões internacionais com o objetivo de produzir mecanismos de fomento à Governança e ao Compliance público. A partir dos resultados estratégicos, podemos ajudar o Estado a ser mais eficiente e aprimorar suas políticas públicas com melhores entregas ao cidadão”, avalia Naiara Augusto.

O município de Barra Mansa, reuniu-se com a Secretária para compartilhar informações e conhecimentos. “Saímos com uma excelente impressão do que a Secretaria vem fazendo em Santa Catarina. O que vimos, tem total aderência ao modelo que queremos implantar no nosso município”, disse Rodrigo Amorim Camargo. O Controlador afirma ainda que o trabalho visa coibir fraudes e atos de corrupção que resultem em danos ao erário. “O objetivo principal, no entanto, é estabelecer a integridade e a ética como premissas básicas da cultura do servidor. Foi gratificante aprender com Santa Catarina”, conclui Amorim.