Unidade de saúde é esperada há mais de seis anos pela população; posto receberá o nome PSF João Aquino, em homenagem ao doador do terreno

Acompanhar de perto as obras em execução no município é um dos principais propósitos do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable. Com este intuito, o executivo percorreu o distrito de Santa Rita de Cássia, na tarde desta segunda-feira, (15). O objetivo da visita foi de acompanhar a limpeza e preparação do espaço onde será reimplantado o Posto da Saúde da Família (PSF) da localidade. Há cerca de sete anos os usuários da saúde pública seguem realizando os atendimentos em um espaço cedido pela Associação dos Produtores Rurais. A empresa contratada, Engecan Construção Ltda, irá assinar o contrato na próxima semana para, em seguida, iniciar a obra. O prazo para execução é de 90 dias e o valor do serviço gira em torno de R$ 173 mil. O posto ficará situado à Rua 01, número 226.

Além de Drable, estiveram presentes acompanhando os serviços os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto, o Beleza, e Desenvolvimento Rural, José Luiz Vanelli, o Leiteiro, a vereadora Maria Lúcia e o presidente da Associação de Moradores do distrito, Edimar Felipe.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, relembrou que há cerca de um ano, quando participou do Agrofest no bairro, pôde acompanhar essa carência dos moradores em relação à necessidade de ter um PSF que atendesse a comunidade da melhor forma. “O posto estava abandonado há mais de seis anos. No ano passado eu assumi essa obra, porém devido às irresponsabilidades que foram cometidas no passado, houve a necessidade de uma nova licitação para que assumíssemos de fato esse trabalho. Nosso objetivo é que esse espaço esteja criteriosamente adequado para receber os pacientes. Somente desta forma avançamos enquanto sociedade”, frisou o prefeito.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto, o Beleza, a aquisição deste posto para a comunidade alimenta ainda mais a esperança da população em relação a boa funcionalidade da saúde pública. “Esse projeto é um grande anseio da comunidade. Há muitos anos sonhamos com o início desse trabalho e estar acompanhando de perto essa conquista é um grande presente. Acredito que a população está muito contente e ansiosa para ter esse espaço ofertando um trabalho muito mais descente”, comemorou o secretário.

Quem também comemorou a conquista foi o presidente da Associação de Moradores do Santa Rita de Cássia, Edimar Felipe. Segundo ele, toda a comunidade está empolgada com a notícia. “É extremamente importante para nós este olhar que o prefeito está tendo. Atualmente estamos utilizando um local inadequado para realizarmos as consulta. Essa é uma busca longa, mas muito esperada. Eu só tenho a agradecer”, declarou o presidente.

ACOMPANHANDO OUTROS SEVIÇOS – Aproveitando a ocasião, o prefeito Rodrigo Drable, monitorou mais dois serviços que estão sendo executados no Santa Rita de Cássia. O primeiro foi a melhoria no acesso da estrada que liga o distrito à Amparo. Na localidade está sendo feito a roçada e capita, desobstrução e colocação de escória. O serviço influenciará positivamente no trânsito de veículos e pedestres.

Posteriormente, ele esteve visitando o Horto Municipal Florestal Carlos Firmino, onde uma empresa especializada foi contratada, com a finalidade de dar andamento na revitalização e reestruturação do espaço.