Iniciativa teve como foco habilidades de vida, didática, zonas de vulnerabilidade e convivência com pessoas deficientes

Trabalhar com projetos sociais é a certeza de encarar desafios a cada dia. Com objetivo de transformar vidas e mudar realidades, 36 profissionais e estudantes de Educação Física de Barra Mansa receberam dois dias de capacitação do programa da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF), em parceria com a Confederação de Futebol do Rio de Janeiro e o projeto Gol do Brasil. O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, esteve presente no encerramento do evento, que aconteceu durante a última sexta-feira (27), no Parque Natural Municipal de Saudade. Os certificados dos participantes serão entregues durante a realização do evento de implantação do projeto no município, com data a ser definida.

Além de Drable, estiveram presentes representando a prefeitura, os secretários de Educação, Fernando Vitorino, de Governo, Alexandre Martins, de Fazenda, Leonardo Ramos, o subsecretário de Educação Ricardo Rosas, o coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte, Lazer, Marco Cambraia e representantes da Confederação Brasileira de Futebol.

Rodrigo Drable agradeceu a iniciativa da CBF e garantiu que Barra Mansa, a cada dia, vem avançando em projetos que beneficiam a população. “Os relacionamentos são capazes de construir algo positivo e aderir aos projetos sociais é a melhor forma de transformar o mundo e as realidades. Essa é uma grande vitória para o município, que tornará nossos profissionais mais capacitados para lidar com os alunos. Nosso maior objetivo é alimentar nos nossos jovens a expectativa de um amanhã melhor, além de agregar um valor imensurável e torná-los preparados para os desafios, que são muitos, porém pequenos perto da vontade de serem cidadãos melhores”, expressou o prefeito.

O secretário de Governo, Alexandre Martins, completou. “Antes de termos a oportunidade de implementar o projeto em Barra Mansa, eu conversei com o prefeito e logo ele viu essa importância e necessidade de implantá-lo no município, visando o melhor aos estudantes. Estamos felizes em poder ofertar essa iniciativa que vai atender tantos os alunos, como os profissionais de uma forma ampla e humana. Estamos no caminho certo para tornar real o sonho de muitos jovens que não tem a oportunidade de treinar o futebol de forma profissional com professores capacitados para fazer esse trabalho”, pontuou.

Para o coordenador técnico da CBF Social, Bruno Rossel, dentre os municípios que aderiram ao projeto, Barra Mansa é o que teve o maior destaque. “Espero que tenhamos conseguido trazer algo de produtivo para os capacitadores, pois isso influencia diretamente na qualidade técnica, em prol das crianças. Esse foi o melhor grupo que treinamos no Brasil. Foi demonstrado habilidade e sensibilidade e esse é o nosso principal objetivo como CBF Social. Infelizmente tivemos que adiar o lançamento oficial, mas esperamos que, em breve, estaremos de volta, trazendo essa grande oportunidade para Barra Mansa”, disse.

Uma das participantes da capacitação, a professora de Educação Física Elidiane Oliveira, falou que a iniciativa foi importante no sentido de fazer com que o profissional busque sempre se aprimorar. “Esse tipo de iniciativa faz com que o profissional se sinta mais valorizado. Nessa capacitação, podemos perceber os diversos tipos de realidades e como trabalhar em cima disso. O esporte em si nos ajuda a desenvolver diversos valores, como trabalho em equipe, foco, conhecimento e respeito. A minha expectativa com a CBF em Barra Mansa é de conseguirmos resgatar muitas crianças e jovens que estão ociosos e vulneráveis”, celebrou a professora.