Unidade conta com os melhores índices regionais de natalidade e de saúde da mulher

Trabalhando para oferecer serviços de excelência na Saúde de Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable inaugurou neste sábado, dia 4, a reforma do Hospital da Mulher. O local passou por melhorias no centro cirúrgico, enfermarias, alojamentos e ganhou novos espaços, o que possibilitará a oferta de serviços diferenciados. A unidade também ganhou mobília, equipamentos, pintura completa e identificação, conforme normas da Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

A cerimônia foi realizada no estacionamento da unidade, de forma rápida, para evitar a circulação de pessoas dentro do hospital, assim como a visitação ao local foi restrita, cumprindo o protocolo do Ministério da Saúde em relação ao Covid-19. Além do prefeito, participaram da entrega o deputado federal Jorge Brás, a vice-prefeita Fátima Lima, o coordenador da delegacia do Conselho Regional De Medicina Do Estado Do Rio De Janeiro (Cremerj) em Barra Mansa, Dr Bernardo Calvano, vereadores, secretários e representantes do governo municipal.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Drable anunciou a reforma de nove postos de saúde, em sua maioria com recursos enviados pelo deputado Jorge Brás. Rodrigo também falou sobre os obstáculos encontrados no Hospital da Mulher. “No passado, o hospital foi reformado três vezes, de 2013 a 2016, e apesar disso, o seu interior estava em petição de miséria, com problemas estruturais graves, ao ponto de nós termos que fechar algumas alas e algumas enfermarias. Decidimos enfrentar esse problema da forma que nós podemos. Primeiro, contratamos a reforma do telhado, que foi todo refeito, para evitarmos perder o dinheiro do investimento de pintura e reformas, o que vinha acontecendo de forma reiterada”

Rodrigo Drable também destacou o empenho e a qualidade da equipe do Hospital da Mulher. “Fizemos uma reavaliação da nossa equipe, porque um hospital não é só um prédio, mas principalmente um conjunto de pessoas que se preocupa com a vida do próximo. Hoje nós temos uma equipe que tem se dedicado de sobremaneira a fazer pelo próximo aquilo que as pessoas efetivamente merecem. Isso aqui é uma declaração de amor pelo hospital, pelo próximo. O que foi feito aqui deve ser replicado”.

As obras foram realizadas pela Secretaria de Manutenção Urbana, com o apoio da equipe do Hospital da Mulher.  Com a reforma, a unidade passa a oferecer a primeira consulta com pediatra para bebês que nascerem na unidade, follow-up de crianças que saem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um Núcleo interno de regulação.

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, que acompanha a história do Hospital da Mulher desde sua implantação, pontuou como a atual gestão superou o número de atendimentos às mulheres. “Eu fico muito emocionado, porque eu que inaugurei esse hospital quando era o primeiro diretor da unidade. Foi aqui que eu comecei o meu trabalho no serviço público. Quando assumimos aqui, neste governo, o hospital estava fazendo de 20 a 40 partos por mês. Hoje são 140 a 150 partos por mês. Temos o menor índice de mortalidade no estado. A ouvidoria aponta uma grande aceitação dos serviços prestados. O Hospital da Mulher é um orgulho para nós”.

A diretora geral do Hospital da Mulher, Fernanda Chiesse, celebrou as melhorias e relembrou os excelentes resultados, mesmo nos momentos difíceis. “Hoje é um dia de grande realização, de compensação como resultado de grande esforço e trabalho em equipe. Nossos índices e números positivos desmentem falsas acusações e fake news. Ganhamos notoriedade, nos tornando referência na região, realizando exames e atendimentos que alguns hospitais particulares não realizam. Preenchemos requisitos para o Projeto Rede Cegonha e também nos tornamos referência de gestação de alta complexidade”.

Levantamento do Ministério da Saúde, por meio do DATASUS, aponta Barra Mansa como a cidade do Médio Paraíba com maior redução de mortalidade infantil na classificação TM – Taxa de Mortalidade para municípios com populações superiores a 100 mil habitantes.

Os dados são calculados através de amostragem em 1000 nascidos vivos. Segundo o Dado Vitas SES/RJ, entre 2011 e 2018, Barra Mansa diminuiu esse índice de 12,20 para 7,28, representando uma queda de 40.57%. A segunda melhor iniciativa alcançou uma redução de 14,30%.

O coordenador da delegacia do Cremerj em Barra Mansa, Dr Bernardo Calvano, atuou no Hospital da Mulher como diretor por nove anos. O médico parabeniza a atual gestão pelo resultado alcançado. “Hoje, tanto os pacientes, quanto os profissionais de saúde voltam a se sentir seguros, em submeter-se, bem como realizar procedimentos numa instituição completamente reformada e que utiliza todos os critérios técnicos preconizados pelo Ministério da Saúde e da Anvisa”.

O Hospital da Mulher funciona na Avenida Tenente José Eduardo, nº 200, no bairro Ano Bom.