Previsão é que espaço esteja em funcionamento ainda nesse ano

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, aproveitou a tarde desta quinta-feira (31) para acompanhar o andamento das obras de reforma do Posto de Saúde da Família (PSF), no distrito de Santa Rita de Cássia. Há mais de cinco anos a comunidade anseia por um espaço para receber um atendimento adequado e de qualidade. A previsão é que a empresa responsável pela obra entregue o posto no dia 16 de novembro e, posterior a data, a prefeitura realizará a inauguração em até 30 dias. O valor do serviço girou em torno de R$ 170 mil.

Atualmente os serviços de atendimentos a saúde pública seguem sendo realizados em um espaço cedido pela Associação de Agropecuária. Acompanhando o gestor municipal na visita, esteve o secretário de Saúde do município, Dr. Sérgio Gomes, e o vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza.

Nas dependências da unidade, o prefeito Rodrigo Drable garantiu que esse é um sonho antigo dos moradores do distrito e que poder proporcionar essa conquista é uma grande satisfação. “Estamos trabalhando para que logo possamos entregar esse espaço para o uso da população. Entendemos a real necessidade de tornar possível esse sonho e vamos fazer de tudo para que os atendimentos e conforto sejam de primeira qualidade. E com isso vamos avançar”, disse Drable.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, disse que durante o atual governo, um dos maiores comprometimentos foi em relação a melhoria da saúde pública. “Fizemos diversos serviços como reformas, ampliações, inaugurações e revitalização de espaços que prestam atendimentos públicos a saúde. Nosso objetivo é ampliar ainda mais esse trabalho, reformando outros postos e garantindo a dignidade à população. Essa foi uma promessa do prefeito e ele tem cumprido com excelência”, citou.

O vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, contou que o distrito conta com aproximadamente 2.500 moradores e, atualmente, a forma que a população vem recebendo atendimento na saúde é muito precário. “O atendimento que é feito hoje é bom, porém não é o mais indicado, pois não há uma estrutura adequada. Os serviços ofertados como odontológicos, preventivos, entre outras especialidades, serão beneficiadores para os moradores que têm que se deslocar do distrito para receber o atendimento. Hoje o sentimento é de gratidão”, finalizou.

SOBRE O ESPAÇO: O Posto da Saúde da Família (PSF), que receberá o nome João de Aquino, é todo adaptado para receber pessoas com deficiência. O primeiro acesso conta com uma rampa com corrimão e piso antiderrapante. O espaço ainda conta com uma recepção, ampla sala de espera, três banheiros para os usuários, sendo um adaptado para cadeirantes, dois consultórios médicos, um odontológico, salas de curativo, de vacina, de utilidades, esterilização, de utilidade coletiva e de abrigo sólido.