Rodrigo Drable também falou sobre o panorama para os próximos dias, a chegada dos testes rápidos e o uso de novos medicamentos no tratamento de pacientes de COVID-19 no município

Na noite da última sexta-feira (03), o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, falaram à população através de uma live em rede social, sobre os esforços que o município tem feito para combater o novo coronavírus (COVID-19).

Drable deu início, apresentando o quadro atual da doença no município. São 07 casos confirmados, 19 suspeitos, 100 descartados, 121 exames realizados e nenhuma morte. “Os casos estão se multiplicando, as pessoas já não sabem mais como se contaminaram. Nós não temos confirmação de que a pessoa tenha viajado ou que seja um caso desse tipo. Isso é preocupante”.

O prefeito fez um alerta importante sobre a adesão dos munícipes à quarentena. “O avanço da doença, do vírus, ele tem acontecido. Nós vemos os gráficos da região e temos um gráfico crescente. O barramansense não está levando a sério. Nós temos muitas reclamações e denúncias de que as ruas estão cheias. As pessoas não respeitam o distanciamento. O comprometimento tem que ser de todos nós”.

Rodrigo continuou, alertando sobre os riscos que a falta da quarentena representa para todos, inclusive crianças. “Eu recebi várias reclamações de que quadras estão cheias de crianças. Os nossos jovens não estão nas escolas porque há o risco de contágio. Uma criança infectada vai levar esse vírus para dentro de casa. É necessário que façamos o isolamento, sim”.

Sobre a cobrança para a abertura do comércio, o chefe do executivo reitera o que vem defendendo desde o início da pandemia. “Eu recebi muitas reclamações de que é necessário que o comércio volte e eu compartilho desta angústia. Nós vemos, agora, o Governo Federal se envolvendo, preocupado, com ações que permitam as pessoas terem a sua alimentação garantida, mas por outro lado, nós temos que limitar o número de pessoas na rua”.

Para que a rotina seja retomada, Drable explica que é necessária uma ação conjunta com outras cidades. “Enquanto nós não tivermos das autoridades sanitárias o aval para que isso seja feito e as cidades da região não façam isso de forma harmoniosa, nós temos que segurar. Quando Barra Mansa voltar, é necessário que seja em harmonia com Volta Redonda e Resende, que são dois polos. Nós somos as três maiores cidades da região. Se nós, barramansenses, funcionarmos antes, é natural que a massa de consumo de Resende e Volta Redonda venham para cá e nós teremos as ruas lotadas e a possibilidade de contágio será ainda maior. Não é minha vontade, é a razão, isso é necessário para contermos o contágio, para pouparmos vidas”.

O secretário Sérgio Gomes lembra que a doença pode ser silenciosa, sem a presença de sintomas. “Muitas vezes, o jovem é contaminado, não tem os sintomas, mas é um potencial transmissor. É ele que vai para casa e transmite para o parente. Por isso é importantíssimo que fique em casa, pelo menos nessa fase de ascensão crítica da epidemia, que é prevista do dia 07 ao dia 15”.

Sérgio Gomes explica o que pode acontecer caso a quarentena não seja respeitada. “Não podemos esquecer que quanto mais crescermos essa curva, por menos que o vírus seja letal, 2% igual todo mundo fala, se todo mundo adoecer junto, não vai ter leito disponível, não vai ter respirador. Por mais que essa estrutura seja a melhor, mais bem planejada, vai ter falta. Não arrisque sua vida, nem das pessoas que você ama”.

Equipamentos de Proteção Individual e Testes Rápidos

Sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual, Drable explica: “Vocês devem ter visto pelos noticiários que o Brasil está tendo uma grande dificuldade com o equipamento de proteção individual, o EPI. Boa parte desse material vem da China. O Ministério da Saúde adquiriu equipamentos e os Estados Unidos compraram todo o estoque da China. E aquele material que viria para o Brasil, que havia sido comprado, não vai chegar agora. Isso quer dizer que nossos médicos, tanto nos hospitais, quanto nas clínicas privadas, têm dificuldade de adquirir o equipamento de proteção individual”.

O mesmo tem acontecido com os testes rápidos, previstos para chegar na segunda-feira (6). “Para que possamos abrir as clínicas privadas que fazem consultas e acompanhamento de pacientes permanentes, aqueles crônicos, os médicos me pediram que disponibilizemos os testes rápidos. A nossa expectativa, da compra que estamos planejando, era que nos entregassem na segunda. Em função desse movimento em que os exames e as máscaras que viriam para o Brasil, irem para os Estados Unidos, a nossa compra já tem uma previsão de chegar na quinta da semana que vem”, pontuou o prefeito.

O atraso desses materiais tem impedido as clínicas particulares de voltarem com o atendimento, já que é necessário testar os médicos para garantir a saúde e segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes. Porém, Drable informou que a Secretaria de Estado de Saúde conseguiu adquirir 700 mil testes que serão disponibilizados na próxima semana. “Se tudo der certo, talvez na segunda-feira nós comecemos a receber esses testes e isso vai ser importante para nós testarmos boa parte da população, mas principalmente os nossos médicos e profissionais da saúde, para, inclusive, acabar com boatos maldosos.”

Novos medicamentos

O Estado também enviará os medicamentos hidroxicloroquina de 400 miligramas, a cloroquina de 150 miligramas, a azitromicina de 500 miligramas e de um grama, para uso combinado em pacientes em estado grave. “Vai ser administrado na cidade para os pacientes. Já temos o protocolo e receberemos os medicamentos. Isso quer dizer que nossa rede de assistência está se aprimorando para darmos o atendimento adequado”, disse Rodrigo.

Vacinação para idosos a partir de 60 anos

Por conta do sucesso na vacinação, Barra Mansa está acima da meta de imunização determinada pelo Estado. “Nós vacinaremos em Barra Mansa aproximadamente 21 mil idosos. Em 12 dias, nós já fizemos 13 mil pacientes. Nós adiantamos o nosso calendário, sem nós termos filas nas unidades, porque as vacinas estão sendo domiciliares e no drive thru. Contudo, como nós adiantamos, não recebemos as doses para os menores de 70 anos. Essas vacinas, devemos receber na próxima terça. Até lá, continuaremos com as visitas domiciliares dos maiores de 70 anos, que estão agendados”, lembrou o prefeito.

Drable enfatiza que essa imunização não serve para o COVID-19. “A vacina da gripe não serve para o coronavírus, mas combate o influenza, que é uma gripe que também faz vítimas”.

Farmácia Municipal

Para evitar que os idosos se coloquem em situações de contágio, a prefeitura tem realizado a entrega dos medicamentos da Farmácia Municipal em domicílio, através do (24) 3323-7130. A solicitação também pode ser feita através de algum familiar, que pode retirar a medicação, apresentando o RG, cartão do SUS e receita médica do paciente.

O prefeito deixou um recado importante aos idosos. “É para evitar que você tenha que ir a aquele ambiente, que possa ter alguém contaminado, que você venha a se contaminar. É um trabalho que a gente está criando para preservar a sua vida. Mantenha-se em casa. Entenda que você, idoso, é uma vítima potencial do vírus”.