Mês é dedicado a atividades de conscientização e combate ao câncer do colo do útero

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, abriu neste sábado, dia 26, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) para a realização da campanha Março Lilás, com ações de conscientização e combate ao câncer do colo do útero. Durante todo o dia, as unidades ofereceram palestras, exames preventivos, testes rápidos para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), vacina contra o HPV e outros atendimentos.
De acordo com a enfermeira responsável pela USF Lúcio Antônio Teixeira, no bairro Bocaininha, Bernadete Raquel Vitalino da Silva, muitas mulheres não fazem os exames por medo e só procuram atendimento quando a situação já está avançada. Para ela, a campanha no município foi um sucesso, pois alcançou muitas pessoas.
“Só no período da manhã nós realizamos mais de 40 atendimentos. Também oferecemos palestra informativa, como as que realizamos durante todo o mês nas escolas locais e na Sala da Espera. O objetivo foi conscientizar a comunidade sobre a importância dos exames preventivos, sobre as ações de combate ao câncer do colo do útero e a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV)”, explicou Bernadete.
Um dos fatores que favoreceram o sucesso da campanha foi o fato dela ter sido realizada no sábado. Isso foi o que revelou a moradora do bairro Bocaininha, Carla Fabiano de Souza da Silva, de 37 anos. “A unidade estar aberta no fim de semana facilitou a busca por atendimento. Por conta do horário de trabalho no dia a dia, a gente acaba deixando de fazer por falta de tempo e quando eu soube que estava aberto eu já corri para me consultar. Eu estava com o meu exame em atraso”, disse.
A enfermeira chefe da unidade destacou que apesar da campanha estar no fim, os atendimentos continuam a acontecer regularmente. “Estamos encerrando as atividades do Março Lilás, mas o preventivo é ofertado durante todo o ano. Toda semana as pacientes podem procurar as unidades de saúde e agendar o atendimento”, concluiu Bernadete.