Encontro comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

Barra Mansa reuniu na noite da última sexta-feira (19) personalidades engajadas para realizar o I Seminário Mulher Negra e Contemporaneidade. O principal objetivo do encontro, que aconteceu no CEI Vieira da Silva, foi debater práticas que fortaleçam o papel da mulher negra na sociedade, em busca de ações que atendam suas reivindicações.

Compondo a mesa do seminário estavam a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, a vice-prefeita de Pinheiral, Sediene Maia, a presidente da Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da OAB de Barra Mansa, Francyne Alves de Paula Lima, a presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COMUPPIR), Silvana Almeida de Carvalho e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Sul Fluminense, Lúcia Helena Conceição de Souza.

As pessoas que privilegiaram o evento vieram de diversas partes da região, como Volta Redonda, Pinheiral, Arrozal e Itatiaia e acompanharam as palestras da advogada e escritora Luciene Nascimento, da psicóloga Rute S. Pereira e da empresária, Elaine Daniel, que apresentaram diversos aspectos da vida da mulher negra na atualidade, abordando políticas públicas, sociedade, direito, empoderamento, autoestima, psicologia e história.

Fátima destacou a relevância de debater o assunto. “Esse evento é para celebrarmos o dia da mulher negra. É importante a presença de todos, pois todas as políticas públicas precisam ser pensadas em conjunto. Falar da mulher negra, é falar dessa figura que desde o princípio da nossa história vem lutando e resistindo. Nós somos seres humanos e precisamos de respeito e dignidade. Avançamos, mas precisamos avançar muito mais”.

A presidente da Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da OAB-BM, Francyne Alves de Paula Lima, apontou a importância do evento: “Para nós da Comissão da OAB Barra Mansa é um privilégio se unir a GEPIR e ao Projeto Seja Gentil Consigo Mesma para um evento tão especial. Unimos esforços para realizar esse evento inédito, que une visões de diversas profissionais, refletindo as lutas e questões que enfrentamos como mulheres negras”.

Representando a classe trabalhadora, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos, Lúcia Helena, explicou a necessidade de eventos que abram espaço para o diálogo. “Antes não tínhamos voz, não tínhamos direitos. Hoje o trabalho doméstico está na pauta do dia. É importante estar aqui representando a segunda maior categoria do país. É muito importante para mim, como trabalhadora, como mulher, como negra, estar aqui neste debate”.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra são comemorados no dia 25 de julho. O evento de hoje contou com a parceria da Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da OAB de Barra Mansa.

A estudante e moradora do bairro Getúlio Vargas, Luane Silva, de 17 anos, fez questão de participar do seminário. “Evento que fale sobre a mulher negra é muito raro de ter. Quando acontece, temos sim que prestigiar, sair de casa e vir. A partir do momento que a gente começa a falar sobre os nosso direitos e o que a gente pode, acontece uma revolução”.

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR) e do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COMUPPIR), tem promovido eventos para comemorar a data e fortalecer as políticas públicas. Na próxima semana, na quinta-feira (25) acontece a edição especial do Projeto Afrosaberes, com o tema Mulher, às 18h30, na Estação das Artes.