Nos sábados, dias 02 e 23, coleta de material para preventivo de colo de útero será intensificada nas 49 Unidades de Saúde

 

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realiza durante todo o mês de outubro o mutirão da mamografia. A iniciativa faz parte das atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama.  Neste período também serão ampliadas as ofertas para a realização do exame preventivo de colo de útero.

O intuito do mutirão, segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, é reduzir a demanda reprimida dos exames existentes no município. “Nossa intenção é atender a todos os encaminhamentos feitos pelas 49 unidades de saúde. Para isto, vamos agendar os procedimentos, inclusive, para serem realizados aos sábados e domingos. Desta maneira será possível alcançar aquelas mulheres que atuam profissionalmente durante a semana e ficam com o tempo comprometido para os cuidados com a saúde”, destacou Gomes, ressaltando que a coleta de exames também será realizada em pacientes atendidas pelas equipes do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).

A programação da Campanha Outubro Rosa será intensificada nos sábados, dias 02 e 23, de 8 às 17 horas, quando as unidades realizarão os dias Ds, com  a coleta de material para o preventivo de colo de útero.  Em ambas as datas, serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite. Especificamente no dia 02, as unidades estarão atualizando o cartão de vacina das crianças que eventualmente tiverem perdido alguma dose da imunização prevista para a primeira infância.

 

A DOENÇA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresenta bom prognóstico.

Já o câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano. A vacinação contra o HPV é uma das maneiras de prevenção à doença. Ela é indicada para meninas de 9 a 14 anos de idade.

A vacinação e a realização do exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada, a partir dos 25 anos, devem fazer o exame preventivo periodicamente. Para mulheres com imunossupressão (diminuição de resposta imunológica), vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até 45 anos de idade.

O tratamento para o câncer em Barra Mansa é realizado pela Oncobarra, hospital referência em toda a região do Médio Paraíba.