Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer continua oferecendo diversas opções de atividades direcionadas aos jovens, adultos e idosos

Com os termômetros chegando à casa dos 10 graus, muitas pessoas optam por deixar, momentaneamente, a prática das atividades físicas e ficar por mais tempo embaixo das cobertas. O que muita gente desconhece é que, mesmo com a onda de frio é importante trocar o conforto do pijama pela roupa de malhar.

Quem explica sobre o assunto é o coordenador da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, Elias da Corbama. “Praticar atividade física no inverno tem vários benefícios. No frio, o corpo precisa se movimentar para manter a temperatura estável, já que a tendência é que o metabolismo fique mais lento. Uma boa opção é investir em atividades aeróbicas, que proporcionam um maior gasto calórico e melhoram o condicionamento físico. Neste contexto, a Prefeitura continua oferecendo as caminhadas orientadas e aqueles que têm maior condicionamento físico podem e devem continuar com a corrida, inicialmente em percursos mais curtos e aos poucos aumentar o trajeto. Se correr no verão traz o incomodo do suor, no frio a atenção deve ficar por conta das roupas e acessórios adequados à atividade”, detalhou Elias.

Outra observação pontuada pelo coordenador esportivo diz respeito aos resultados dos treinos. “Em média, o corpo humano leva três meses para sentir os efeitos dos exercícios sobre a musculatura. Então, quem pretende ficar com o corpo enxuto para o verão precisa começar a treinar no inverno”.

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer mantém um cronograma com atividades em diversos bairros do município. Confira:

Caminhada orientada – A atividade é realizada nos bairros Santa Maria II, Piteira, Vila Elmira, Cotiara, Vila Independência, Saudade, Vila Principal, Vila Orlandélia, Nova Esperança, Jardim Primavera, Roselândia1, Santa Izabel, Parque Independência, São Vicente, Vista Alegre, Colônia Santo Antônio, São Luiz  e no Corredor Cultural, no Centro, sempre às 7 horas.

Basquete – As aulas de basquete são destinadas a adolescentes e adultos e podem ser realizadas às quartas-feiras, das 18h às 22h, no Colégio Barão de Aiuruoca, no Centro.

Futsal – Os treinos de Futsal acontecem nos bairros Nova Esperança e São Pedro, às 14h; e no Boa Vista II, às 15h30.  As atividades ocorrem na quadra local dos respectivos bairros.

Futebol de Campo e Society – Nos bairros Mangueira e São Pedro as aulas acontecem em seus respectivos campos. Os treinos de futebol de campo ocorrem às sextas-feiras e aos sábados. Já o futebol society acontece às terças e quintas-feiras, sempre às 14 horas.

Vôlei –  Esta atividade acontece somente no bairro Vila Nova, no Colégio Paulo Basílio, às segundas e quartas-feiras, a partir das 18 horas.

VENCENDO OS DESAFIOS DE SE EXERCITAR NO INVERNO

Mesmo conhecendo os benefícios e bem estar proporcionados pelos exercícios, vencer o desânimo provocado pela onda de frio é um grande desafio. Algumas dicas podem ajudar. Confira:

ORGANIZE-SE:  Coloque a prática das atividades físicas em sua agenda semanal e estabeleça quantos dias da semana cumprirá esse compromisso. Para não perder o foco, vale colocar lembretes nos locais de melhor visualização, como geladeira, celular e computador. Importante fazer alongamento antes e depois do treino para evitar lesões, que são mais comuns no frio.

COMPANHIA: Lembre-se: você é sua melhor companhia, mas se ainda assim o desânimo ameaçar a sua meta, combine com um amigo animado e que tenha foco. O incentivo mútuo certamente vai facilitar a tarefa nos dias gelados.

MÚSICA PARA ANIMAR: Use o celular e prepare a sua playlist. Tudo com música fica mais agradável.

ATENÇÃO COM ALIMENTAÇÃO E ÁGUA: No inverno, a tentação de ingerir pratos calóricos cresce, mas é importante manter a alimentação balanceada e diversificada, com carboidratos, proteínas e gorduras.

Não é porque sentimos menos sede durante o inverno que o consumo de água deve cair. A necessidade do corpo continua a mesma. Por isso, mantenha-se hidratado.