Apresentação de Pinchas Zukerman, será nesta quinta-feira, 22, às 20 horas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acompanha neste dia 22 de agosto, a apresentação do violinista israelente Pinchas Zukerman e da violoncelista e solista canadense Amanda Foryth. O espetáculo será às 20 horas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A OSBM, fundada em 2005, tem realizado ao longo dos anos belíssimas apresentações ao lado de solistas nacionais e internacionais, sob a direção artística do maestro Vantoil de Souza, tendo como maestro associado Daniel Guedes. Entre as apresentações da orquestra destaque para a Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco, em 2013, a inauguração da Árvore de Natal da Lagoa (RJ), além das turnês brasileiras dos balés do Teatro Mariinsky, de São Petersburgo, Balé do Theatro Alla Scala, de Milão, e Bolshoi, de Moscou.

No programa desta quinta-feira, Concerto para violino em Ré maior, op. 61 de Beethoven; e a belíssima Sinfonia Nº 8 em Sol maior, op. 88, de Dvorák. Completando o espetáculo, Os Bosques Silenciosos, do mesmo compositor, que terá solo de Amanda Forsyth, uma das violoncelistas mais prestigiadas da América do Norte.

SOBRE PINCHAS ZUKERMAN

Com mais de cinco décadas de carreira, Zukerman é conhecido pela beleza peculiar de sua sonoridade e pela impecável musicalidade. Ele excede, seja na viola, no violino ou no pódio, como regente das mais importantes formações camerísticas e sinfônicas do mundo – como testemunha, está sua discografia, com mais de cem álbuns.

É também professor e um grande incentivador de talentos, tendo inspirado gerações de jovens músicos, hoje com carreiras brilhantes. Atualmente cumpre sua décima temporada como Regente Convidado Principal da Orquestra Filarmônica Real de Londres e seu quarto ano como Artista Associado da Orquestra Sinfônicade Adelaide, na Austrália.

QUEM É AMANDA FORSYTH

A canadense Amanda Forsyth é uma das violoncelistas mais prestigiadas da América do Norte. Ao comentar um de seus recentes concertos, o Ventura County Star da Califórnia afirmou que “das mãos de Forsyth brota pura magia”.

Ela conquistou reputação internacional como solista, camarista e violoncelista principal da Orquestra do Centro Nacional de Artes do Canadá, onde atuou entre 1999 e 2015, e tem como marcas registradas uma intensa riqueza tímbrica, técnica notável e excepcional musicalidade. Parceira de longa data de Pinchas Zukerman — é membro fundador do Zukerman Chamber Players — apresenta-se com frequência ao seu lado em todo o mundo. Já foi solista das mais prestigiosas orquestras.