Concerto inaugural atraiu 300 pessoas e teve estreia mundial de obra de Frederick Portilho

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) deu início às comemorações dos seus quinze anos na noite desta terça-feira (3) com a abertura da temporada 2020. Aproximadamente 300 pessoas prestigiaram o concerto realizado no Espaço M, que contou com 98 instrumentistas e foi dividido em dois momentos: a estreia mundial da obra “Fantasia – Concerto para violino e orquestra”, de Frederick Portilho, e “Sinfonia n° 6 em A menor”, de Gustav Mahler. Regência de Vantoil de Souza Júnior.

O presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, aponta a importância da OSBM e do Projeto Música nas Escolas para o município. “São 15 anos disseminando cultura, aliado a um poder de transformação incrível. Nossa orquestra é formada por pessoas que através do Projeto Música nas Escolas ampliaram seus horizontes e descobriram uma nova forma de ver o mundo. Agradeço ao prefeito Rodrigo Drable por sua ajuda e disposição em manter o Projeto Música nas Escolas”.

A obra “Fantasia – Concerto para violino e orquestra” traz uma variedade sonora, com intervenções rítmicas, que remetem à música brasileira e ritmos como marcha, rancho, capoeira e até o funk. A sonoridade nacional interage com os violinos, em um intenso diálogo com a orquestra.

Seu autor, o violinista Frederick Portilho, é ex-integrante da OSBM e ex-aluno do Projeto Música nas Escolas. Teve sua formação de violino iniciada pelo seu pai, o maestro Vantoil de Souza, e posteriormente no Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa. Atualmente integra o naipe de violinos da Orquestra Filarmônica de Goiás. “A oportunidade de poder abrir a temporada é muito gratificante, assim como poder fazer parte disso tudo e ser parte dessa história. É uma honra esse convite e voltar como solista. Saí de Barra Mansa em 2016, no ano que comecei a compor essa obra. Tem toda uma ligação, um histórico, um processo junto. É muito feliz poder estrear essa obra com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa”, comemorou Frederick Portilho.

O próximo concerto trará obras de Ludwig van Beethoven e acontecerá no dia 25, quarta-feira, às 20h, no Clube Municipal, localizado na Rua Juiz Antônio Ciani, n° 91, no Centro. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

A orquestra trará para estas temporadas grandes solistas brasileiros e estrangeiros, como também concertos de música popular nos bairros e as edições do OSBM in Rock e Luz, Câmera… Há som. O Projeto Música nas Escolas também contará com novidades, como a criação dos polos de corda e de percussão de escola de samba. O coro sinfônico municipal abrirá espaço para participação de membros da comunidade.

Criada em 2005, a OSBM é considerada uma das melhores do país e atua na formação de grandes músicos, exportando talentos para a Alemanha, França e nos Estados Unidos. Ela é composta por professores, monitores e alunos avançados do Projeto Música nas Escolas, iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa que desenvolve educação musical na rede pública de ensino.

O Projeto é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.