A Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMPOD), realizou nesta sexta-feira, 14, um encontro com representantes das áreas da Saúde. A reunião teve o objetivo de planejar ações para evitar o uso de drogas e auxiliar as pessoas em situação de rua.

O evento contou com a participação do secretário de Ordem Pública, Wiliam Pereira; do coordenador da COMPOD, César Thomé; das assistentes sociais Ariadina Schaeffer (Hospital da Mulher), Miriam (Santa Casa) e Simone Cardoso (UPA Centro); do coordenador do Centro POP, Sérgio Sena; do coordenador do CRIAAD, César do Carmo; e do comandante do Tiro de Guerra, 1º sargento Leandro de Souza.

Segundo Wiliam Pereira, o encontro serviu para buscar estratégias junto às coordenadorias para auxiliar os munícipes no combate ao uso das drogas. “O encontro de hoje serviu para traçarmos uma linha de raciocínio para enfrentarmos esse mal da sociedade. Com o apoio total da prefeitura, nossa equipe vai se empenhar arduamente para trazer bons resultados”, destacou o secretário.

Wiliam ainda ressaltou a importância do trabalho voltado aos dependentes químicos “Na pandemia tivemos um aumento considerável de ligações com pedidos de ajuda. O prefeito Rodrigo Drable tem feito um esforço imenso para acolher essas pessoas em situação de rua, tendo em vista que temos um abrigo no município, assim como nossas unidades de saúde, que acolhem todos que necessitam”, acrescentou o secretário; destacando: “continuaremos realizando esse trabalho de acordo com as diretrizes do prefeito”.

O coordenador do Centro POP destacou a importância sobre a troca de informações entre os participantes. “Hoje foi muito produtivo, no sentido de debater ideias e propor estratégias para o trabalho em prol dos cidadãos em situação de vulnerabilidade, entre esses, a população de rua. Outro ponto importante foi a troca de informações objetivando a redução de danos, no caso dos usuários de drogas. Para darmos um olhar humanizado e sem preconceito é necessário dar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas que tanto sofrem e que na maior parte das vezes tem os seus direitos aviltados”, disse Sérgio Sena.

A assistente social Simone Cardoso comentou a importância da articulação em rede “É de suma importância para a concretização do nosso trabalho enquanto profissional. Serve como forma de orientação e esclarecimento. A reunião de hoje foi um tanto quanto produtiva e nos posicionou em relação às atribuições e funções de cada instituição, mediante ao que pode ser feito em relação aos dependentes químicos”.

PEDIDOS DE AJUDA

Devido ao aumento de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas durante a pandemia, a COMPOD disponibilizou contato via WhatsApp  para que as pessoas possam tirar dúvidas, pedir informações e ajuda. O número é o (24) 99907-6512.

FOTO: Felipe Vieira