Diversos serviços com foco na saúde, bem estar e qualidade de vida da mulher serão oferecidos

Com o intuito de alertar a população sobre os serviços oferecidos em cada município em relação à violência contra a mulher, a Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, traz nesta sexta-feira (01), o Ônibus Lilás. O coletivo contará com diversas palestras e orientações ao público com informações sobre prevenção à violência, isenção de taxa para retirada de segunda via de documentos e atendimentos em grupos e individuais. Os serviços serão oferecidos a partir das 10h, com previsão de término às 15h, na Praça da Igreja Matriz, no Centro.

De acordo com o secretário em exercício da Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, Leomar Gomes, diversas secretarias e instituições do município apoiam a iniciativa. “As Secretarias de Saúde e Ordem Pública vão nos auxiliar nessa atividade com orientações sobre o câncer de mama e colo de útero e a Patrulha de Mulher, explicando acerca dos serviços de proteção a mulher no município. A 4ª seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a defensoria pública também vão estar presentes representando uma de suas frentes, que é a proteção da mulher”, explicou.

Leomar ainda completou. “O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), já realiza um trabalho de excelência com um fluxograma de atendimento as mulheres vítimas de agressão. Essa iniciativa vem permitindo a ampliação das ações de combate as agressões as mulheres”.

A gerente de Proteção Especial da Pasta, Edilene Moreira, disse que o foco principal do ônibus Lilás é o enfrentamento da violência contra a mulher, porém os serviços que serão oferecidos pela Saúde também fazem parte do fluxograma dessa luta em Barra Mansa. “Nossa luta sempre será na busca da redução do quantitativo, além de trabalhar a informação. Temos um espaço, que é o Creas, que dá todo o suporte para as vítimas, com uma equipe técnica formada por assistente social, psicóloga e advogado para orientação”, expressou.      

Serviços oferecidos para a população:

– Isenção para 2ª Via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito;

– Isenção para Averbação em Certidões;

– Declaração de Hipossuficiência;

– Isenção para Celebração de Casamento;

– Isenção para União Estável;

– Busca para Certidões de outros Estados;

– Isenção para 2º via de Identidade.

Documentos necessários para obter isenção de 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito:

– Cópia ou dados da referida certidão (cartório, nº de livro, folha e termo);

– Comprovante de residência em nome do requerente;

– O pedido só pode ser feito pelo próprio requerente ou seu representante legal;

– No caso de 2ª Via de Certidão de Óbito, comprovar grau de parentesco com o falecido;

Documentos necessários para isenção de celebração do casamento:

– Documentos originais dos noivos, em perfeito estado de conservação;

– Certidão de Nascimento ou Casamento (averbada);

– Carteira de Identidade;

– CPF;

– CTPS;

– Comprovantes de residência em nomes dos requerentes.