Atendimento itinerante foca na orientação sobre combate a violência contra a mulher

O município de Barra Mansa foi uma das cidades contempladas com a visita do Ônibus Lilás, nesta sexta-feira, 01. A atividade aconteceu na Praça da Igreja Matriz, no Centro. Promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, a ação tem como objetivo levar as localidades atendimentos voltados para o enfrentamento de violência contra a mulher. Ao todo foram ofertados 40 atendimentos à mulher, 167 gratuidades de documentos e 120 atendimentos de saúde.

O evento contou com as presenças da vice-prefeita, Fátima Lima, do secretário em exercício da Assistência Social e Direitos Humanos, Leomar Gomes, membros da pasta e das secretarias de Saúde, Ordem Pública, Manutenção Urbana e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (SAAE-BM), além das parcerias da Ordem dos Advogados de Barra Mansa (OAB-Mulher), Defensoria Pública e a Fundação Leão XIII.

Na ação, foram ofertados diversos serviços. A equipe da Assistência Social orientou a população sobre as diferentes violências praticadas contra a mulher, seja física, moral ou verbal. Já OAB Mulher de Barra Mansa e a Defensoria Pública ofereceram direcionamento jurídico. Os profissionais de Saúde aferiram pressão e a Fundação Leão XIII emitiu isenções de documentos.

A vice-prefeita Fátima Lima destacou a importância da ação trazida para o município. “A parceria com o Governo do Estado e com o governador Witzel está sendo muito benéfica para a nossa cidade. Esta parceria em conjunto com a Secretaria de Assistência é de grande valia, porque traz serviços essenciais para as mulheres de Barra Mansa. A iniciativa é de suma importância, pois já temos os nossos serviços, mas esta ação colabora para atender mais mulheres e prestarem mais serviços”, salientou Fátima.

Fátima Lima agradeceu também o empenho do Deputado Estadual, Marcelo Borges, o Marcelo Cabeleireiro, para que a atividade pudesse ser realizada na cidade. “Quero agradecer o Deputado Marcelo Cabeleireiro que se envolveu, apoiou e nos ajudou a trazer o Ônibus Lilás para Barra Mansa”, ressaltou a vice-prefeita.

O secretário em exercício de Assistência Social e Direitos Humanos, Leomar Gomes, pontuou o expressivo comparecimento da população na ação. “O evento foi positivo. As equipes da Saúde, Assistência Social, os representantes da OAB, todos trabalharam em conjunto para proporcionar o melhor atendimento à mulher que passou pelo local”, destacou Leomar.