Aquisição dos veículos ocorreu através de licitação onde a empresa vencedora tem a obrigatoriedade de executar a tarefa 

Para efetuar o recolhimento de resíduos em hospitais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) promoveu uma licitação onde constava no edital a obrigatoriedade da empresa vencedora ter veículos para realizar o recolhimento de resíduos em hospitais. A empresa Pioneira, detentora da atividade de limpeza urbana no município, foi à ganhadora da licitação e destinada para o trabalho itinerante em hospitais. O serviço de coleta faz parte do contrato estabelecido entre o Saae e a empresa.

Os novos carros realizam, em compartimentos, a separação de resíduos hospitalares com o objetivo de não permitir o contato de substâncias com pessoas.

O Diretor Executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, destacou a necessidade da prática. “Os veículos são obrigados por lei a fazerem o recolhimento de resíduos. São materiais que não podem ser colocados em carros normais de coleta de lixo. Os restos e resíduos de hospitais, não podem ser misturados, e estes veículos são apropriados para promoverem o serviço da forma correta”, ressaltou Fanuel.