Encontro aconteceu nesta terça-feira, 11, no Hotel Rexton, no bairro Bocaininha

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, realizou na manhã desta terça-feira, 11, a primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo. Durante o encontro, realizado no Hotel Rexton, no bairro Bocaininha, foram apresentados os novos conselheiros e discutido a importância do desenvolvimento turístico no município.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello, o conselho é fundamental para o desenvolvimento turístico de Barra Mansa. “Este grupo agrega pessoas de diversas áreas, o que nos dá dinamismo e contribui para a condução do fomento do turismo, resgatando nossas origens. O conselho só vem a agregar, estamos com a adesão das entidades de classe como a Aciap (Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril), a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e o SindSul (Sindicato dos Hotéis), e ficamos muito felizes com o apoio deles para o desenvolvimento turístico do nosso município”, destacou.
A nova mesa diretora do conselho tem como presidente o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Jair Francisco Gomes; como vice-presidente a diretora de eventos da CDL, Juliana Lanes Rolim; e como secretária, a gerente de Turismo do município, Bhella Santos. O conselho conta ainda com a participação de Giovane Mendes da Silva e Anna Isabella Lima Valadão, representando a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Eros dos Santos e Marcilia T. Correa de Souza Ferreira, da Secretaria de Planejamento; Guilherme Barbosa Gomes Almeida e Vanessa Luiz Jardim, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; Elias Barbosa Romeiro e Elder da Silva Nazaro, da Secretaria de Educação e Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer; Marcelo Bravo e Nikson Jacob Salem, da Fundação Cultura; Rayane Braga e Demerson Sergio Prado Novais (Deco), da Câmara de Vereadores; Roberto Lopes e Okssana Brandão, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); Patricia Alessandra Plozzer Teixeira e Luis Renan Gasse Bosoroy, do Sest/Senat; Flavia Aparecida Genestra Moraes e Beatriz Esperança N. A. Veloso, do Sesc; Shallon Tenorio Nardelli e Manoel dos Santos, da Aciap; Jessica Alves Reis, da CDL; Juliana de Souza Viana e Elen Toledo Calisto, do Sindicato Rural; Luciene dos Santos e Robson de Carvalho Martins, do Sicomércio; Debora Caride de Carvalho e Edvaldo Xavier de Carvalho, da Firjan; Mario Sila Ferraz Chaves e Luis Fernando Vitorino, do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM); e Alexandre Magno Vieira e José João Pereira, do SindSul Hotéis e Restaurantes.
De acordo com a gerente de Turismo do município, Bhella Santos, nos últimos anos as reuniões do conselho aconteciam nas sedes das entidades de classe, mas a partir deste ano vão acontecer nos equipamentos de turismo da cidade. “A partir de 2022, além de discutir o turismo e a forma de movimentar as atividades da cidade, nós vamos nos encontrar nos hotéis, fazendas e pousadas do município. Essas reuniões itinerantes serão importantes para que possamos conhecer e entender as necessidades de cada um deles e dessa forma podemos contribuir no plano estratégico para o fomento do turístico”, disse.
No encontro desta manhã, além de apresentar os novos conselheiros, foi apresentada a importância da participação de Barra Mansa no Mapa do Turismo e os impactos que ele traz para o desenvolvimento turístico. “Ano passado nós chegamos a marcar algumas reuniões, mas acabamos não realizando devido à pandemia. O conselho é importante, principalmente neste momento que estamos prestes a ingressar no Mapa do Turismo Brasileiro, pois o conselho é uma das obrigatoriedades do Ministério do Turismo para essa participação. Outra fator relevante é em relação ao orçamento da União, pois só tem acesso a essa verba o município que está com participando desse Mapa”, explicou Bhella, acrescentando da importância do ingresso das empresas do município no Cadastur, que visa facilitar o planejamento, formalização e legalização de prestadores de serviços turísticos no Brasil por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.
O presidente do Conselho e subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Jair Gomes, destacou a importância da participação do poder público e privado na divulgação e no desenvolvimento do turismo de Barra Mansa. “Nós estamos trabalhado em parceria com todas as pastas para incentivar o crescimento da cidade. Há alguns anos atrás se você falasse sobre turismo na nossa cidade você era criticado, hoje nós já podemos citar diversos pontos importantes da cidade nessa área e o Guia do Turismo Vale do Café, produzido pelo Governo do Estado, é prova disso. Barra Mansa tem cinco páginas dedicada a seus atrativos, o máximo de páginas que uma cidade tem nele são seis, e tem municípios vizinhos que tem apenas uma página. Então hoje é possível nós falarmos de turismo em Barra Mansa. O que queremos deste conselho é a apresentação de ideias, espaço para a divulgação e as indicações de pontos do município que possuem potencial para se tornar atrativos turísticos”, concluiu.