Aproximadamente 200 profissionais passaram participaram do treinamento

Os agentes comunitários de Saúde (ACS), aprovados no último processo seletivo de Barra Mansa, em julho, participaram de uma capacitação nesta segunda (23) e terça-feira (24), com o intuito de preparar esses 200 profissionais na prevenção da leishimaniose, dengue e demais doenças causadas por vetores.

Os encontros aconteceram no Parque Natural e Municipal de Saudade, no período da manhã e da tarde. As palestras são uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, e fazem parte da agenda municipal, que tem como objetivo o aprimoramento na atenção básica. Os novos agentes foram aprovados em julho e são atuantes nos Postos de Saúde da Família (PSF).

Antônio Marcos, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, enfatizou a importância da capacitação. “Ela serve para que os agentes de saúde que entraram recentemente tomem ciência de como agir quanto as harboviroses. Antigamente, havia capacitações em relação à dengue. Infelizmente, agora não é mais só a dengue, o mesmo vetor, o aedes aegypti, transmite também a zika e a chikungunya. Essas harboviroses tem nos preocupado bastante. As ações preventivas é o que podem solucionar ou contribuir no combate. Os agentes de saúde, diferentemente dos de endemias, estão distribuídos em regiões e em contato com o usuário diariamente”, destacou o coordenador.

Antônio salientou ainda como será a atuação dos agentes. “Não é mais a metodologia antiga do agente chegar e levar medicamentos ou marcar uma consulta. Agora eles irão além, orientando moradores quanto aos cuidados do quintal, destinação certa do lixo, atenção com água parada em pneus, tampar as caixas d`água entre outras medidas. Sempre abordando o morador com educação”, disse Antônio.