Iniciativa faz parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e visa jovens de 11 a 12 anos

Barra Mansa inicia nesta terça-feira (19) a vacinação contra meningite em jovens de 11 e 12 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde irá adotar a vacina meningo ACWY, em substituição a meningo C. O medicamento é um dos principais métodos de prevenção contra infecções que podem causar a doença e será disponibilizado para 5.956 jovens do município.

Para garantir a segurança dos jovens e seus responsáveis, o agendamento está sendo feito por telefone, conforme informou o secretário de Saúde, Sérgio Gomes. “Nós continuamos trabalhando para garantir a segurança da população e evitar aglomerações. Por isso, para realizar o procedimento, basta o usuário ligar para o PSF de seu bairro e marcar o dia e horário”.

O secretário de saúde ainda informou que as doses da vacina estão sendo disponibilizadas de forma gradual pelo Ministério da Saúde aos municípios. “Os lotes começaram a ser entregues nesta sexta-feira, de forma gradativa. A partir da próxima segunda-feira, todos os postos já iniciam a nova rotina no calendário de vacinação dos adolescentes”.

A meningo ACWY pode ser administrada junto com as outras vacinas do calendário, permitindo que o público alvo também receba junto a vacina contra o HPV, prevenindo algumas formas de câncer. Para serem imunizados, os jovens devem estar acompanhados dos seus responsáveis, portando a caderneta de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).