Muito se fala na proteção e preservação do meio ambiente. O que num primeiro momento nos remete a realização de ações macro, na realidade, deve acontecer no cotidiano da população, através de mudanças de hábitos que podem se traduzir, em um mundo sustentável. Partindo dessa premissa, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, enfatiza as diferenças entre desenvolvimento e crescimento econômico.

– O conceito de desenvolvimento vem sendo aprimorado ao longo dos anos. A tendência é erradicar o padrão dominante de produção e consumo, que causa grandes devastações ambientais, para práticas que possibilitem o fomento à economia, a geração de emprego, sem, no entanto, comprometer o equilíbrio da vida no planeta. As atividades econômicas podem e devem ser encorajadas, combinando o crescimento econômico contínuo por meio do uso racional dos recursos naturais e de tecnologias mais eficientes e menos poluentes, tendo como foco a redução das desigualdades sociais e a melhoria da qualidade de vida – destacou Vinícius.

A frente da Secretária de Meio Ambiente desde setembro de 2019, Vìnícius Azevedo, disse que a sociedade está mais atenta ao modelo de desenvolvimento econômico que não esgota e nem compromete os recursos naturais para a atual geração e o futuro. Ele enumerou algumas iniciativas desenvolvidas pela Pasta desde o início da gestão do prefeito Rodrigo Drable, em janeiro de 2017.

REFLORESTAMENTO E MANUTENÇÃO DAS ÁREAS VERDES – Os projetos visam à melhoria da qualidade das áreas verdes e incluem o reflorestamento de mais de dois hectares, através do Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Destaques para o reflorestamento de propriedades rurais no distrito de Floriano, com o apoio da Fundação MokitiOkada; manejo de árvores do Parque Natural Municipal Centenário (Jardim das Preguiças); manutenção da área verde e do Casarão do Parque Natural Municipal de Saudade, com manuseio de espécies arbóreas e rearborização, além do monitoramento através de câmera de segurança; instalação de novo sistema de iluminação e de duas composteiras para produção de adubo no Parque Natural Municipal Carlos Roberto Firmino de Castro (Horto Municipal), no bairro Água Comprida; emissão de autorizações para poda e corte de árvores em áreas necessárias e de termos de compensação ambiental.

CUIDANDO DO ÓLEO – O recolhimento do óleo de cozinha usado, diretamente nos estabelecimentos comerciais, residências e escolas, tem inibido o descarte irregular do produto na natureza. O projeto está temporariamente suspenso em função da pandemia do novo coronavírus. Tão logo seja possível e seguro, os agentes ambientais retomarão o procedimento. O óleo coletado é armazenado na sede do Programa Cuidando do Óleo, no bairro Jardim Boa Vista, e posteriormente entregue a CoopCat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa), que realiza o processamento e encaminha para a produção de biodiesel.

Vale lembrar que o óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios, lençol freático e o solo, além de danificar o encanamento das residências.

DESCARTE SOLIDÁRIO DE LIXO ELETRÔNICO – Desenvolvido desde julho de 2018 em parceria com o Rotary Clube, o SAAE-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a CoopCat, o projeto tem evitado que aparelhos de televisão, monitores de computador, mouses, teclados, impressoras, teclados, baterias de celulares, carregadores, pilhas, fogões, geladeiras, entre outros produtos, sejam dispensados inadequadamente na natureza.

ECO PNEU – A medida tem dado a destinação correta a pneus usados. Eles são coletados e remetidos a empresa Policarp, com sede no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados, onde é processado com a finalidade de substituir o carvão utilizado para alimentar as cimenteiras. Hoje, o pneu é 100% reciclável s de reciclagem. Em 2017, o eco ponto recebeu 700 toneladas de pneus; em 2018, 780 toneladas; em 2019 696 e em 2020, até o momento, 200 toneladas.. Por conta da pandemia, a proposta também está suspensa temporariamente.

.PROTEÇÃO ANIMAL – A Secretaria, por meio da Guarda Ambiental, tem atuado sistematicamente na inibição as práticas de maus tratos a animais, resgatando, cuidado e devolvendo-os ao seu habitat natural.

Também tem apoiado as feiras de adoção e debatido com as diferentes ONGs de proteção animal, políticas públicas desse segmento.

SERVIÇOS – Entre outras atribuições da Secretaria de Meio Ambiente estão o acompanhamento de obras, embargos, denúncias, limpeza de rios e córregos e emissão de licença ambiental para o funcionamento adequado de empresas e outros empreendimentos.